Arambaré realiza audiência pública para retomada do Projeto de Irrigação da Costa Doce
As obras do projeto estão paralisadas desde 2013 e a reunião busca soluções para a retomada da empreitada

O Projeto de Irrigação da Costa Doce foi a pauta do debate da audiência pública proposta por produtores rurais na Câmara de Vereadores de Arambaré na última segunda-feira (29). As obras do projeto estão paralisadas desde 2013 e a reunião busca soluções para a retomada da empreitada.
Estiveram presentes na Assembleia o prefeito Jardel Magalhães (PL), o presidente do Sindicato Rural Arilei Mendes e produtores da região.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O projeto da Costa Doce, orçado em R$ 65 milhões e concebido dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do primeiro governo da presidente Dilma Rousseff, começou a ser executado no final de 2011 e parou em junho de 2013, após a deflagração da Operação Paralelo 31-S, implementada pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU).
Conforme o prefeito, a retomada da obra do Canal de Irrigação depende de um suporte técnico especializado para indicar o que precisa para reativação.
Outras tentativas
Em 2016, o prefeito de Arambaré da época Alaor Pastoriza Ribeiro, esteve em Brasília tratando da reativação do Projeto de irrigação da Costa Doce.
Já em 2017, os presidentes do Sindicato Rural e da Associação dos Arrozeiros de Camaquã da época, Jorge Jaeger e Celso Bartz, entregaram um documento para o prefeito de Arambaré, Alaor Pastoriza Ribeiro, pedindo a retomada imediata da obra.
No ofício, os dois dirigentes lamentavam que a não conclusão da estrutura do novo sistema, projetado para transpor água da Lagoa dos Patos a uma área equivalente a 10,5 mil hectares de lavouras entre Arambaré e Camaquã, reprime uma demanda considerável de produção de arroz, que gera renda, empregos e geração de tributos – tanto para Arambaré quanto para Camaquã.