Municípios da Costa Doce estão em alerta para elevação de rios, arroios e Lagoa dos Patos
Em Cristal, o nível do Rio Camaquã estabilizou em 7,48 metros acima do normal e cerca de 40 famílias precisaram sair de suas casas
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um alerta de inundação nos rios da Costa Doce e Lagoa dos Patos, que estão em elevação. Os ventos sul e sudeste na região agravam a situação. O alerta tem vigência até as 12h45 desta sexta-feira (3). Em Cristal, o nível do Rio Camaquã estabilizou em 7,48 metros acima do normal e cerca de 40 famílias precisaram sair de suas casas.
As prefeituras de São Lourenço do Sul, Tapes e Arambaré também emitiram alertas para cheias nos rios e arroios da região. As três cidades também são banhadas pela Lagoa dos Patos, que deve elevar seu nível com o desague dos rios e arroios, bem como o vento sul e sudeste agravando a situação. A Prefeitura de Tapes destaca que a situação não é considerada estável, principalmente havendo continuidade nas chuvas.
Em Camaquã, a região da várzea é a mais afetada. Uma operação iniciada nesta quinta-feira (2) pretende auxiliar os moradores da Ilha Santo Antônio, Pacheca, Capororoca e Areal. Algumas comunidades estão sem acesso terrestre. Na Pacheca, um morador registrou elevação de 10cm no Rio Camaquã durante a noite.
As prefeituras, Defesa Civil e demais autoridades seguem em alerta.
Em caso de emergência, ligue 190 ou 193.
Texto: Pablo Bierhals