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18 de janeiro de 2025
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Gerente de banco japonês reduz próprio salário após incidente entre ex-funcionário e cliente

A decisão foi tomada após a revelação de um grave incidente envolvendo um ex-funcionário da instituição, acusado de roubo e tentativa de homicídio de um cliente idoso


Por Pablo Bierhals Publicado 04/12/2024
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oto: Reprodução/https://www.trilateral.org. Gerente de banco japonês reduz próprio salário após incidente entre ex-funcionário e cliente.

Kentaro Okuda, CEO do banco japonês Nomura, pediu desculpas publicamente e anunciou uma redução voluntária de 30% em seu salário pelos próximos três meses. A decisão foi tomada após a revelação de um grave incidente envolvendo um ex-funcionário da instituição, acusado de roubo e tentativa de homicídio de um cliente idoso. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian e Estadão.

Outros executivos do alto escalão do Nomura também aceitaram cortes salariais similares, como forma de assumir responsabilidade coletiva pelo ocorrido, segundo comunicado oficial do banco.

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Detalhes do caso

O ex-funcionário, de 29 anos, teria drogado um cliente e seu cônjuge, roubado uma quantia em dinheiro e incendiado a residência do casal. Ele foi desligado da empresa em agosto de 2024, após as investigações iniciais.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (3), Okuda e outros três executivos do banco fizeram um pedido de desculpas formal, curvando-se como é tradição no Japão em situações de arrependimento público. “Gostaríamos de expressar nossas mais profundas desculpas às vítimas e a todos os envolvidos pelos transtornos e preocupações causados”, declarou Okuda.

Medidas corretivas

O Nomura, que conta com 26 mil funcionários em escritórios em Tóquio, Londres e Nova York, se comprometeu a implementar mudanças rigorosas para prevenir casos semelhantes no futuro. Entre as medidas anunciadas estão:

  • Monitoramento mais efetivo das visitas de funcionários às casas dos clientes;
  • Reforço nos processos de recrutamento;
  • Treinamento ético intensificado para colaboradores.

Além disso, a empresa afirmou que revisará seus sistemas internos para identificar e tratar sinais de má conduta de forma mais ágil.

Segunda redução de salário em poucos meses

Esta é a segunda vez que Okuda reduz voluntariamente seu salário recentemente. Em outubro, ele já havia cortado 20% de sua remuneração por dois meses, após o banco ser multado pelo regulador financeiro japonês devido à manipulação de futuros de títulos públicos.

Com essas iniciativas, o Nomura espera reconquistar a confiança de seus clientes e do mercado, além de reforçar sua posição como líder no setor de investimentos no Japão.

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