Confira qual a diferença entre adestramento e comportamento animal
É possível ensinar cães e gatos a viverem bem em sociedade, evitar ou tratar medos e fobias, ensinar bons modos a filhotes
Você sabe o que diferencia o adestramento de comportamento animal? Segundo Luana Carla dos Santos, adestradora mestre em comportamento animal, o primeiro termo se refere à educação e ao treinamento dos animais.
É possível ensinar cães e gatos a viverem bem em sociedade, evitar ou tratar medos e fobias, ensinar bons modos a filhotes, prepará-los para fazer as necessidades no local correto, evitar mordidas e realizar a socialização. “O grande objetivo do adestramento é que animais e humanos possam viver em harmonia, garantindo o bem-estar de ambos”, diz.
Já o comportamento animal é a ciência que estuda como os animais se relacionam, comunicam, reproduzem, alimentam, desenvolvem traumas, fobias, etc. Aqui, a natureza do bicho que está em pauta.
Mas são duas áreas que, muitas vezes, caminham juntas. Alguns pets, por exemplo, apresentam comportamentos destrutivos, que, de acordo com a adestradora e psicóloga Milena Matias, podem ocorrer por vários motivos, como tédio, solidão e falta de brinquedos apropriados. Mas é possível reverter essas atitudes por meio das aulas de adestramento.
Informações: Site Vida de Bicho – G1