Agente canino se aposenta após 9 anos de serviços prestados à Polícia Civil do RS
Agente canino Koda, da raça Australian Cattle Dog, está se aposentando após nove anos de serviços prestados ao Denarc; ele foi adotado por seu tutor e adestrador, o policial André Vizeu
O agente canino Koda, da raça Australian Cattle Dog, com 11 anos, está se aposentando dos seus trabalhos na Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Koda atuou no faro de componentes de artefatos explosivos por nove anos.
Ele atuou no N.O.C (Núcleo de Operações com Cães) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Em 9 anos de excelentes serviços prestados à Polícia Civil gaúcha, o cão participou de missões no Estado e operações policiais fora do RS.
Ele atuou em frentes como a da Força Nacional durante a Copa das Confederações e a visita do Papa Francisco no Rio de Janeiro.
Agora, Koda será aposentado e adotado por seu tutor e adestrador, o policial André Vizeu, que o levará para a merecida aposentadoria.
“A ti, Koda, o nosso muito obrigado!”, destacou a Polícia Civil em nota.
O Australian Cattle Dog
A raça Australian Cattle Dog, da qual Koda faz parte, é comumente conhecida pelo seu uso para auxiliar na lida com bovinos. A raça é considerada eficiente e rústica.
Atualmente, está ganhando popularidade como animal de estimação e cão de companhia, apesar de ser em sua origem um cão de trabalho.
Como uma característica no pastoreio, essa raça é conhecida por se especializar na técnica de morder ou mordiscar o calcanhar do gado bovino para movimentá-lo, herdando daí o apelido “heeler”, que vem do inglês heel, “calcanhar”.