MTST ocupa prédio do INSS em Porto Alegre
A ocupação busca reivindicar uma solução emergencial para a questão das moradias após as enchentes que afetaram a capital


O antigo prédio sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, está recebendo a nova ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) do Rio Grande do Sul. O grupo busca uma solução emergencial para a questão das moradias após as enchentes que afetaram a capital.
O Movimento afirma que as “cidades temporárias”, consideradas opções para solucionar o caso das vítimas das enchentes, são lugares inapropriados para as famílias em situação de vulnerabilidade viverem, tendo em vista que violam os direitos básicos, como acesso ao transporte público e aos equipamentos de saúde, assistência social, educação, além do alto risco sanitário devido ao alto número de pessoas concentradas em um mesmo espaço.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Como solução, o Movimento sugere a “adaptação de imóveis públicos que não cumprem sua função social, e a destinação deste para famílias desabrigadas através do ‘Minha Casa, Minha Vida – Entidades’”, afirma o grupo.