MPRS e Governo do Estado discutem plano de ações para animais atingidos pelas enchentes
A dificuldade nesse momento, conforme Gabriel Souza, é a busca por números aproximados de animais abrigados e de abrigos em todo o Estado, para traçar um panorama fidedigno da situação e efetivar as políticas públicas previstas no plano
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Governo do Estado estiveram reunidos, na manhã da última quarta-feira (7), para falar sobre os animais atingidos pelas enchentes. Na ocasião, estavam presentes o procurador-geral de Justiça Alexandre Saltz e o vice-governador Gabriel Souza.
Também estiveram presentes a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul (CAOMA/MPRS) e o secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (SEMA), Marcelo Camardelli.
O tema do encontro foi o desenvolvimento do Plano Estadual de Resposta à Fauna, lançado em maio pelo governo do Estado, que contempla uma série de ações em prol do bem-estar dos animais atingidos pelas enchentes, como o programa de castração e microchipagem, em parceria com o MPRS, o Grad Brasil e hospitais veterinários.
A dificuldade nesse momento, conforme Gabriel Souza, é a busca por números aproximados de animais abrigados e de abrigos em todo o Estado, para traçar um panorama fidedigno da situação e efetivar as políticas públicas previstas no plano. Com esse intuito, ficou acertado que o MPRS e o governo do Estado irão trabalhar conjuntamente.