Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

12 de fevereiro de 2025
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • Design sem nome (38)
  • Design sem nome (77)
  • Design sem nome (75)
  • esporte banner desktop ok

Morre Alceu Collares, ex-governador do RS, aos 97 anos

Alceu de Deus Collares, que entrou para a história como o primeiro e único governador negro eleito no Rio Grande do Sul, faleceu na madrugada desta terça-feira (24), às 2h40


Por Pablo Bierhals Publicado 24/12/2024
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2024-12-24T071144.448
Foto: Divulgação/via Correio do Povo. Ex-governador Alceu Collares.

Alceu de Deus Collares, que entrou para a história como o primeiro e único governador negro eleito no Rio Grande do Sul, faleceu na madrugada desta terça-feira (24), às 2h40, aos 97 anos. O político estava internado desde o dia 16 de dezembro no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, devido a um quadro de pneumonia. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, a causa da morte foi “falência múltipla de órgãos”. Em 2015, Collares foi diagnosticado com enfisema pulmonar, o que agravou sua condição de saúde nos últimos anos.

Collares deixa sua esposa, Neuza Canabarro, dois filhos, Antônio e Adriana, e uma enteada, Celina Carvalho. Sua trajetória de vida foi marcada por autenticidade e por um discurso que encantava, sempre pontuado por gestos expressivos e poesia gaúcha.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

De Bagé ao Palácio Piratini

Natural de Bagé, cidade onde cresceu ajudando a sustentar a família vendendo laranjas, Alceu Collares se destacou pela habilidade de se comunicar diretamente com o povo. Ele acumulou experiências que iam de centromédio do Guarany de Bagé a carteiro e telegrafista concursado, antes de ingressar na política.

Sua trajetória começou como vereador em Porto Alegre, alcançando depois o posto de deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul em 1977. Nessa época, ele compôs um de seus poemas mais conhecidos, “O Voto e o Pão”, que refletia sua visão política em um ritmo que lembrava uma marcha.

Collares repetia o estribilho “O voto é tua única arma/ Põe o teu voto na mão/ O voto é tua única arma/ Põe o teu voto na mão” e pavimentava a trajetória de líder popular.

Leia a íntegra do boletim médico

“HOSPITAL MÃE DE DEUS

Boletim Médico

O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro.

Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda.

Porto Alegre, 24/12/2024.

Dr. Daniel Souto Silveira – Coordenador do Serviço de Cardiologia

Dr. Euler Manenti – Diretor Médico”

  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Design sem nome (38)
  • Design sem nome (77)
  • Design sem nome (75)