Moradias temporárias são entregues em Cruzeiro do Sul
O Governo do Estado entregou 28 moradias temporárias, no bairro São Gabriel, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, nesta terça-feira (3)
O Governo do Estado entregou 28 moradias temporárias, no bairro São Gabriel, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, nesta terça-feira (3). As chaves das moradias foram entregues pelo governador Eduardo Leite. O programa é operacionalizado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).
Também esteve presente no evento o titular da Sehab, Carlos Gomes, e a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans. Essa é a segunda entrega de moradias temporárias construídas com recursos do Estado.
As moradias já entregues vão possibilitar a desativação de dois abrigos no município. O prefeito solicitou outras 50, que devem ser entregues até inicio de outubro. Cada unidade possui 27m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro, além do mobiliário sob medida e eletrodomésticos da linha branca. A estrutura é de aço galvanizado e concreto.
As casas chegam prontas da fábrica ao local de instalação, necessitando apenas de sapatas de nivelamento (um tipo de fundação) e de conexões das redes de água, esgoto e energia elétrica, viabilizadas pela prefeitura.
A empresa que constrói as casas é a Visia Construção Modular, contratada pela Sehab, que trouxe o método da Europa e já entregou 8 mil desses módulos em todo o país.
Próximas entregas
O município de Estrela já começou a receber parte dos 31 módulos habitacionais que serão instalados em área próxima ao Salão Comunitário São José Operário. As prefeituras de Encantado e Estrela já viabilizaram novos terrenos para ampliar o número de moradias temporárias. Encantado receberá mais 50, totalizando 80 módulos instalados, e Estrela terá mais 72, somando 103.
Também devem receber moradias temporárias os municípios de Arroio do Meio (40), Estrela (27), Rio Pardo (39), São Leopoldo (60), São Jerônimo (18) e Triunfo (48). A cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, será contemplada, mas o Estado aguarda a definição do terreno que irá receber os módulos. A Sehab oferece orientação às prefeituras tanto na definição quanto no preparo dos terrenos, inclusive com acompanhamento técnico presencial semanal.