Iniciam as obras de dragagem do trecho do canal de acesso ao Porto do Rio Grande
Serão investidos R$ 21,5 milhões para remover 593 mil m³ de sedimentos; A conclusão do serviço está prevista para até 20 dias
Nesta quarta-feira (3/7), a Portos RS iniciou a dragagem emergencial do trecho mais crítico do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, localizado fora dos Molhes da Barra. A draga Galileo Galilei, da frota da empresa Jan de Nul, está executando a obra. Esta operação faz parte de um contrato contínuo entre a Autoridade Portuária e a Van Oord Serviços de Operações Marítimas.
Lucas Meurer, diretor de infraestrutura, informou que serão investidos R$ 21,5 milhões para remover 593 mil m³ de sedimentos. A conclusão do serviço está prevista para até 20 dias. A necessidade da dragagem foi identificada por uma batimetria realizada em maio, após um incidente com uma embarcação.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
As enchentes do mesmo período também contribuíram para o assoreamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande e da hidrovia. No entanto, a atual obra abrangerá apenas um trecho de aproximadamente três quilômetros. Uma dragagem mais abrangente será necessária em breve para restabelecer as profundidades.