Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2024
  • Design sem nome (6)
  • 2134A_AF_SimplesFacil_Click_970x90
  • Design sem nome – 2024-11-25T135556.912
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • Design sem nome (38)

Governador destaca projetos de proteção em seminário sobre prevenção a enchentes

No encontro, foram discutidas medidas de proteção contra enchentes nos municípios do Rio Grande do Sul


Por Kathrein Silva Publicado 09/07/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-07-09T092027.184
Foto: Jürgen Mayrhofer

O governador Eduardo Leite participou do seminário Desafios da Região Metropolitana: o que fazer após a maior enchente do RS, no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, na tarde desta segunda-feira (8). No encontro, foram discutidas medidas de proteção contra enchentes nos municípios do Rio Grande do Sul.

Na reunião Leite falou sobre a necessidade de ações que promovam a resiliência das cidade se adaptando as mudanças climáticas com planejamento urbano, desassoreamento de rios e infraestrutura que suporte pressoas. O mesmo também conta que está sendo buscado viabilizar recursos, tanto do Tesouro do Estado quanto de financiamentos da União.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O governador comentou quatro projetos de sistemas de proteção que dependem de aportes do governo federal. Dois deles já estão com anteprojetos prontos e estudos de impacto ambiental aprovados: o do rio Jacuí, destinado à proteção de Eldorado do Sul, e o do Arroio Feijó, para Alvorada e Porto Alegre. Outros dois, na Bacia do Gravataí e do Sinos, ainda estão em fase de elaboração de estudo de impacto ambiental. Considerando apenas esses quatro projetos, o custo estimado chega a R$ 4 bilhões.

Promovido pela empresa de comunicação Grupo Sinos, o debate contou também com a participação do secretário-executivo da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução, Emanuel Hassen, do presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, de prefeitos da Região Metropolitana e de técnicos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-Ufrgs), entre outros especialistas no assunto.

Os técnicos apontaram sugestões para qualificar o sistema de proteção da Região Metropolitana. O documento que reúne as propostas foi entregue aos governos federal e estadual e servirá de base para análises técnicas.

  • Design sem nome (38)
  • Design sem nome (6)
  • 2134A_AF_SimplesFacil_Click_970x90
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • Design sem nome – 2024-11-25T135556.912