HOJE NA HISTÓRIA: Em 2016, Brasil conquistava seu primeiro ouro olímpico no futebol
A conquista inédita ocorreu no dia 20 de agosto de 2016 durante os Jogos do Rio de Janeiro
No dia 20 de agosto de 2016 a seleção brasileira olímpica conquistava do sonhado ouro do futebol brasileiro, o único título que faltava à seleção masculina. O time liderado em campo por Neymar e com brilho do atacante Luan, ex-Grêmio, garantiu a medalha nos Jogos do Rio de Janeiro na final contra a Alemanha, disputada no placo sagrado do Maracanã.
Após empate no tempo regulamentar por 1 a 1, o ouro foi conquistado nos penaltis (5 a 4). O título veio na quinta bola chutada por Neymar, após o goleiro Weverton ter defendido o penalti cobrado pelo jogador alemão.
Nos 90 minutos iniciais, o Brasil abriu o placar com o gol de Neymar, aos 26 minutos de jogo, em linda cobrança de falta. O empate dos visitantes aconteceu com Meyer, aos 13 minutos do segundo tempo. O gol ocorreu após uma falha da defesa brasileira.
Antes de chegar à disputa da final, o time brasileiro comandado por Rogério Micale foi alvo de muita desconfiança por conta dos empates sem gols com a África do Sul e o Iraque nas duas primeiras partidas. Na sequência, a seleção apresentou um grande resultado ao golear a Dinamarca por 4 a 0 ainda na fase de grupos. Nas quartas de final, o Brasil derrotou a Colômbia por 2 a 0, depois massacrou Honduras por 6 a 0 nas semifinais.
Em 2020 o Brasil voltou a conquistar o ouro, em Tóquio, vencendo por 2 a 1 a Espanha.