Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

02 de dezembro de 2024
  • clarão—970×90
  • BANNER UNICRED 2

Fórmula 1 volta a ter um piloto titular brasileiro após sete anos

Com apenas 20 anos, Gabriel Bortoleto será o primeiro piloto brasileiro a disputar uma temporada completa da F1 desde Felipe Massa em 2017


Por Felipe Boettge Publicado 06/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (87)
(Divulgação/Rede Social/@Gabrielbortoleto_)

Anunciado nesta quarta-feira (6), Gabriel Bortoleto será um dos pilotos da Sauber, equipe suiça, para a disputa da Fórmula 1 a partir de 2025. O que, após sete anos sem um piloto titular disputando a maior competição de automobilismo do mundo, marca o retorno da representação do Brasil nas pistas. Uma representação importante, uma vez que, o Brasil é o terceiro país com mais campeões da modalidade.

Anteriormente, Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, chegou a disputar a competição como piloto reserva da Haas F1 Team por duas vezes, onde terminou em última e penúltima colocação nos GP de Sakhir e Abu Dhabi de 2020, respectivamente.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Caminho até a Fórmula 1

Com apenas 20 anos, Gabriel já possui um excelente currículos nas categorias de base da F1, acumulando boas colocações e conquistas desde 2020. Passando pela Fórmula 4 italiana, depois na FRECA, uma Fórmula Regional Europeia e então foi até a Fórmula 3 em 2023. Na F3, o desempenho do piloto foi histórico, com o título inédito para o Brasil no atual formato da competição.

Dessa forma, o desempenho dele permitiu com que chamasse atenção e pudesse mais uma vez dar um salto maior na carreira. Assim, em 2024, ele estreou na Fórmula 2, correndo pela equipe Virtuosi e, mais uma vez, tendo um desempenho de se orgulhar. Apesar do anúncio do seu destino para o próximo ano, o piloto ainda tem três etapas para disputar na F2 e ocupa a primeira colocação do campeonato, podendo encerrar sua participação com mais um título.

Design sem nome (88)
Foto: Divulgação/Instagram

Stake F1 Team Kick Sauber

Com sede na suiça e os carros de cor verde e preto, cores da empresa que patrocina a equipe, a Sauber não é uma equipe que costuma figurar em pódios, mas tem uma relevante contribuição para o desenvolvimento de pilotos com alto potencial. Como é o caso de Charles Leclerc, da Ferrari, que passou pela equipe quando ainda se chamava Alfa Romeo.

Além de Gabriel, o experiente Nico Hülkenberg, de 37 anos, será o outro piloto da equipe na próxima temporada. Atualmente, o piloto alemão disputa a Fórmula 1 pela Haas e ocupa a 10ª colocação entre os pilotos na temporada 2024.

  • clarão—970×90
  • BANNER UNICRED 2