Estado deve receber até 3 mil holandeses na Copa
Uma comitiva da Holanda visitou, nesta terça-feira (17), as instalações esportivas de Porto Alegre. Chefiado pelo cônsul-geral adjunto holandês no país, Arie Cornelis Plieger, o grupo conheceu o Centro de Treinamento do Grêmio e o estádio Beira-Rio. A equipe jogará contra a Austrália no estádio colorado no dia 18 de junho.
“Nossa missão é organizar as questões relativas aos torcedores e à imprensa holandesa que deverão vir à Capital gaúcha, incluindo situações como perda de passaporte e necessidade de ir a um hospital”, explicou Jan van Hoorn, coordenador de Segurança e Assuntos Consulares da Embaixada do Reino dos Países Baixos.
A embaixada prevê entre 1,5 mil a 3 mil o número de holandeses que devem acompanhar a seleção em Porto Alegre. De acordo com o grupo, o perfil do torcedor holandês é “de um povo alegre e que gosta de celebrar com festa sua seleção”.
A comitiva buscou informações de locais próximos ao estádio Beira-Rio, onde os torcedores holandeses poderão se reunir antes do jogo, prática comum no país.
“Estamos nos planejando desde 2010 na área de segurança para bem receber os torcedores. Nossa polícia será participativa, de forma a auxiliar os turistas, nunca de forma coercitiva”, explicou o coordenador de segurança do Comitê Gestor da Copa (CGCopa), coronel Kleber Senisse de Lima.
Intercâmbio comercial
Para o representante consular da embaixada holandesa, a vinda da equipe é também uma oportunidade de intensificar os intercâmbios comerciais. “Em função da Copa, queremos intensificar os contatos culturais e comerciais com os gaúchos”, destacou Arie.
A opinião é compartilhada pelo governo estadual. “Não temos fronteiras. A Copa do Mundo é, sobretudo, uma grande oportunidade econômica. Receberemos com carinho a seleção vice-campeã mundial – a qual respeitamos muito – e desejamos que os holandeses queiram conhecer nosso Estado, através das diversas possibilidade de passeios turísticos que temos aqui”, enfatizou o secretário de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe.
“Organizamos nossa estrutura de governo de forma a que todas as 32 secretarias do Executivo Gaúcho interajam com a Copa, pois enxergamos este megaevento como uma grande oportunidade para nosso Estado”, enfatizou o coordenador-executivo do Comitê Gestor da Copa (CGCopa), Maurício Santos.
O grupo lembrou a presença de uma comunidade holandesa no Estado, no município de Não-Me-Toque. Nesta quarta-feira (18), a comitiva será recebida pelo secretário-geral de governo, Vinicius Wu, visando debater questões comerciais e culturais que poderão derivar da vinda da equipe a Porto Alegre.
Instalações esportivas
O grupo visitou ainda o CT do Grêmio, onde a seleção da Holanda fará sua preparação para a partida. “Está ficando espetacular, demos sorte em poder treinar aqui”, afirmou Arie Plieger ao conhecer as instalações gremistas, onde foi presenteado com uma camiseta do time gaúcho.
Mais tarde, a comitiva consular visitou o estádio Beira-Rio, palco da partida contra a Austrália. A arquitetura e qualidade dos vestiários também chamaram a atenção do grupo. “Somos um estádio privado e o único clube do mundo a receber, em sua casa, a Copa do Mundo, por duas vezes”, lembrou Régis Shiba, diretor de administração do Internacional. A visita contou com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre e representantes do Grêmio e Internacional.
Em fevereiro, a comitiva retorna à Capital, desta vez com o embaixador, Kees Rade, representantes da Federação de Futebol da Holanda, policiais e alguns torcedores holandeses. No dia 08 de janeiro, o Estado receberá a visita da comitiva consular da Austrália.