“Cada partida agora é uma decisão”, avisa Renato
Grêmio encara Guarani no Paraguai, pela Libertadores, e depois decide a vida no Gauchão
O Grêmio já está no Paraguai, onde nesta quinta-feira enfrenta o Guaraní, pela terceira rodada do Grupo 8 da Libertadores. Vivendo sua semana mais decisiva até aqui na temporada, o Tricolor terá de deixar de lado o desgaste da maratona recente de jogos para alcançar seus objetivos.
O primeiro deles é somar pontos em Assunção. A liderança da chave está em jogo. Uma vitória encaminha a classificação, mas o empate também pode ser considerado um bom resultado. Ambas as equipes somam seis pontos em dois jogos.
“Cada partida agora é uma decisão. Por isso que o Grêmio é time grande. Se não quiser disputar várias competições, tem que jogar em time menor”, diz Renato Portaluppi. O Tricolor quer somar o maior número de pontos possível na fase de grupos, para decidir na Arena os mata-matas.
Nessa terça-feira, Bolaños, Leo Moura e Edílson foram preservados do treino no CT Luiz Carvalho. Mas todos estão confirmados para encarar o Guaraní. “Nós precisamos ter todos bem recuperados. A preservação é algo normal”, afirmou Renato. O tempo será inimigo do treinador até domingo, quando o Grêmio faz o jogo de volta contra o Novo Hamburgo na semifinal do Gauchão.
“Domingo é matar ou morrer. Ou conseguimos nosso objetivo, ou estamos fora do campeonato. Mas precisamos ir jogo a jogo. Vamos pensar no Guaraní e, a partir de sexta-feira, voltamos as atenções para o Gauchão”, diz o técnico.
O setor defensivo, que levou três gols nas duas últimas partidas, preocupa o treinador. “Não vamos tirar os méritos dos adversários, mas os três gols foram em falhas nossas. Tem que ter atenção total, concentração nos 90 minutos”, completa. O time não foi revelado, mas a tendência é que Renato escale os mesmos 11 titulares do empate com o Novo Hamburgo em 1 a 1.
Adversário vem embalado
O Guaraní vai embalado para o jogo contra o Grêmio. O time paraguaio bateu o Libertad por 2 a 1 no final de semana pelo campeonato nacional, mesmo tendo poupado alguns jogadores, e voltou à briga pelo título paraguaio. Amanhã, vai com força máxima para o confronto pela Libertadores. “Podemos encaminhar nossa classificação em um torneio que é muito importante para todos. Temos a obrigação de conseguir a vaga”, disse o atacante Gamarra.
O Guaraní estreou derrotando o Deportes Iquique no Chile por 1 a 0. Na sequência, bateu o Zamora por 3 a 1 no Paraguai. A partida de amanhã será disputada no Defensores del Chaco.