Brasil vence Rússia e garante vaga na final no vôlei masculino
É praticamente uma rotina a cada edição dos Jogos Olímpicos. Quando chega a hora da final na disputa do vôlei masculino, lá está o Brasil. Não seria diferente logo agora que a competição é realizada em solo verde e amarelo. Assim, às 13h15min deste domingo, o time comandado por Bernardinho entra em quadra para enfrentar a Itália na briga pelo ouro. Para os brasileiros, será a quarta final consecutiva e a chance de subir no lugar mais alto do pódio olímpico pela terceira vez: venceu em Barcelona 1992 e Atenas 2004.
Para chegar à decisão, os brasileiros deixaram para trás na semifinal a Rússia com uma vitória incontestável por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 25/17). O resultado teve um significado ainda maior na medida em que os russos venceram a seleção do Brasil na final olímpica de Londres 12. Desta vez, no entanto, não tiveram nem chance. A superioridade verde e amarela em quadra foi evidente durante todos os sets, a ponto de fechar a partida, em um ataque de Wallace, com uma vantagem de oito pontos.
O caminho até o ouro, no entanto, exige algo que o Brasil não conseguiu fazer na primeira fase: vencer a Itália. No enfrentamento entre as duas seleções, os italianos levaram a melhor e ganharam por 3 a 1. A decisão do bronze no vôlei masculino, entre EUA e Rússia, acontece também no domingo, mais cedo, a partir das 9h30min.