Entidades da Zona Sul recebem alimentos de produção da agricultura familiar doados pela Conab
A doação foi viabilizada através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), viabilizou a doação de produtos da agricultura familiar a três entidades assistenciais na Zona Sul do Rio Grande do Sul no início desta semana. O presidente da estatal, Edegar Pretto, acompanhou a entrega dos alimentos junto a lideranças e agricultores familiares da região.
Em Pelotas, a Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (CAFSul) entregou 425 quilos de produtos ao Abrigo de Idosos e à Casa do Carinho, ambos vinculados à Secretaria de Assistência Social. Nesta primeira entrega, foram fornecidos vários alimentos, como alface, batata-doce, beterraba, cheiro verde, couve, pêssego e repolho. A cooperativa reúne mais de 650 agricultores familiares e, além de Pelotas, abrange Canguçu, Morro Redondo, Arroio do Padre, Três Cachoeiras e São Lourenço do Sul.
Já a Cooperativa dos Agricultores Familiares de São José do Norte (Cooafan) fez a sua primeira doação para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A entidade possui 126 associados e levou a famílias em situação de vulnerabilidade 500 quilos de alimentos: alho, cebola, alface, beterraba, cenoura, couve, mostarda, repolho, pepino, pimentão, tomate e vagem.
PAA na Zona Sul
O Governo Federal investirá R$ 3,9 milhões na Zona Sul através do PAA que é executado pela Conab, na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). O recurso é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A região tem 12 projetos aprovados, contemplando cooperativas e associações da agricultura familiar de nove municípios: Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Morro Redondo, Pelotas, Piratini, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. Juntas, elas doarão 502 toneladas de alimentos à rede de assistência social.
Já no âmbito estadual, o valor destinado ao programa chega a R$ 100,5 milhões, incluindo os projetos na modalidade CDS, de enfrentamento da seca que atingiu o RS nos últimos três anos e compra de leite em pó.
Outras agendas na Zona Sul
O presidente da Conab cumpriu uma série de agendas de trabalho na região. Em Pelotas, ele também se reuniu com grupos que organizam cozinhas solidárias para o combate à fome, a diretoria da Embrapa Clima Temperado e representantes do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul.
Ainda conversou com as reitorias da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As duas instituições de ensino acumulam experiências em programas de pesquisa e extensão em segurança e soberania alimentar, pautas que também são centrais para a Conab.
Em Rio Grande, Pretto teve compromisso na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e encontro com lideranças políticas e de movimentos sociais.
Esta publicação contém informações da assessoria de imprensa da Conab.