Em Porto Alegre, córrego transborda e volta a causar transtornos na cidade
Chuvas intensas e prolongadas na capital fizeram o município optar pela suspensão das aulas na rede municipal e estadual
Depois de vários dias sem chuva, Porto Alegre experimentou um dia de chuvas prolongadas e intensas ao longo de toda esta quinta-feira (23). Devido a isso, um córrego transbordou, deixando ruas e avenidas alagadas e, em alguns bairros, especialmente no centro-sul e sul da capital, que haviam secado após as enchentes no início do mês, voltaram a apresentar alagamentos, obrigando a remoção de pessoas de suas casas.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) da capital, nas áreas sem estação de drenagem, a água da chuva deságua por gravidade nos córregos. “Com o nível elevado desses arroios, a água da chuva não tem para onde escoar e acaba retornando pelas bocas-de-lobo“, explicou o órgão através de postagem nas redes sociais.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O acúmulo de entulho nas ruas e bueiros, juntamente com o funcionamento parcial das casas de bombeamento, como no bairro Menino Deus, também agravaram as inundações. O nível da água subiu rapidamente, afetando até bairros que anteriormente não haviam sido atingidos. No centro histórico, o Mercado Público, que estava sendo limpo, liberou os funcionários por precaução. A água alagou os arredores, mas não chegou a invadir o mercado novamente.