Elevados acumulados e tempo severo nos próximos dias podem trazer transtornos para Costa Doce

Profissional da Defesa Civil destaca que em Camaquã os acumulados podem atingir 100 mm nesta terça-feira (26)


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 25/09/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul está em alerta para a formação de um novo ciclone extratropical nesta semana. O fenômeno climático se formará em alto mar, no litoral norte do Estado. Na manhã desta segunda-feira, o meteorologista da Sala de Situação da Defesa Civil do Estado, Lucas Fagundes, concedeu entrevista para a Clic Rádio. O especialista destacou a influência deste novo fenômeno na região sul e as previsões para a Costa Doce.

Conforme o meteorologista, nesta segunda e terça-feira (26), tempestades pontuais devem permanecer na Costa Doce, mas a partir de quarta-feira (27), está prevista a redução das chuvas na região de Camaquã, com o surgimento de sol entre nuvens.

Terça-feira é esperado um acumulado de aproximadamente 100 mm na região, sendo o pior dia da semana segundo o profissional:

“Essa primavera deve continuar assim, muito chuvosa e com isso haverá condições de ventos severos e eventual queda de granizo com rajadas de ventos”, destaca.

Sobre a formação de um novo ciclone no Estado, o profissional afirma que o fenômeno ocorrerá nesta semana no oceano, no Litoral Norte, sem a expansão do evento na região Sul.

Fagundes destaca que a Zona Sul poderá sentir os impactos da área de baixa pressão, com a umidade vinda do Norte do RS:

“A chuva de granizo que ocorreu em Bagé, um fenômeno intenso e tudo isso devido a região de baixa pressão. Isso sim impacta para a Zona Sul”, explica o meteorologista.

Previsão da Sala de Situação para o RS

O ciclone se formará em alto mar, próximo à costa de Santa Catarina e do Litoral Norte gaúcho, entre a noite de terça-feira (26) e madrugada de quarta-feira (27).

Porém, a intensificação das chuvas será devido ao aprofundamento e avanço de um sistema de baixa pressão para o oceano, fluxo de umidade do oceano combinado ao da Amazônia.

Para a Costa Doce, está prevista uma estabilidade climática na próxima sexta-feira (29), com o retorno do sol e altas temperaturas.

Confira a entrevista na íntegra.


Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.