“Uma linda saudade”: livro ensina crianças a lidar com o luto
A escritora e psicóloga Eduarda Marçal acaba de lançar o livro “Uma linda saudade” pela editora Literare Books International
A morte, tristeza, luto e saudade são partes naturais da experiência humana, mas abordar temas tão delicados com crianças pode parecer assustador.
Há muitas maneiras de mergulhar nessa conversa e uma abordagem poderosa é por meio de livros. Ler para as crianças ou permitir que elas entrem em contato direto com obras que tratam sobre esses temas pode auxiliar nessa difícil missão de prepará-las para quando precisarem passar por esta situação.
Nesse sentido, a escritora e psicóloga Eduarda Marçal acaba de lançar o livro “Uma linda saudade” pela editora Literare Books International, onde explica a morte, neste caso, de um animalzinho de estimação, assim como as emoções que acompanham a perda, o processo de luto e muitos outros sentimentos correlatos.
Com ilustração de Gabriela Braz, a história é narrada com sensibilidade sobre uma família – pai, mãe e duas filhas – que enfrenta uma aventura emocionante para reencontrar a sua amada gatinha de estimação.
O livro mostra, para todas as idades, a importância de lidar com as memórias, sentimentos e a tristeza que acompanha o luto. É isso que a família desta história faz ao se refugia em um mundo de fantasia, lúdico e cheio de significados, até descobrirem uma maneira de ressignificar a dor e preencher o vazio com amor.
“Uma linda saudade” desempenha um papel fundamental, explicando algo incompreensível e confuso em linguagem clara, concisa e adequada à idade, dando aos pais uma maneira de abordar o assunto, sem serem muito forçados ou pedantes, para que os sentimentos das crianças sejam validados e elas se sintam empoderadas para se abrirem sobre o que estão passando.
SOBRE A AUTORA
Eduarda Marçal – O talento criativo sempre foi uma característica muito forte na Eduarda, que a guiou à sua primeira graduação em Publicidade e Propaganda. Mas sentindo que seu caminho profissional deveria ser também uma oportunidade para trabalhar com algo mais sensível e acolhedor, encontrou na Psicanálise um mundo para atrelar a criatividade ao carinho e dedicação no cuidado com crianças e adultos. Duda também tem certificação em Disciplina Positiva e Inteligência Emocional, ferramentas que complementam sua atuação e a inspiraram a querer disseminar conhecimento para ajudar outros profissionais psis a aprimorarem seus atendimentos, por meio da sua marca “Caixa Lúdica”, uma plataforma de compartilhamento de recursos criativos e diferentes, cursos e treinamentos exclusivos desenvolvidos por ela.