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Brasil fica entre piores desempenhos em ranking global de matemática

O Brasil ficou na 55ª posição no ranking de conhecimentos de Matemática para estudantes de 9 anos, conforme revelado pelo TIMSS


Por Redação Publicado 04/12/2024
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Foto: Arquivo/Agência BrasilUnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE

O Brasil ficou na 55ª posição no ranking de conhecimentos de Matemática para estudantes de 9 anos, conforme revelado pelo TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study).

• Informações de Poder360

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Desempenho do Brasil em Matemática

O Brasil ficou na 55ª posição no ranking de conhecimentos de Matemática para estudantes de 9 anos, conforme revelado pelo TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study). Entre 58 países avaliados, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos, Kuwait e África do Sul nessa categoria.

O TIMSS, divulgado nesta quarta-feira (4 de dezembro de 2024), avalia alunos do 4º e do 8º ano do ensino fundamental em Matemática e Ciências. Esta foi a primeira participação do Brasil no ranking. As redes privada e federal alcançaram uma média de desempenho superior à geral brasileira em todas as etapas e domínios avaliados.

Em Matemática, o Brasil ficou abaixo da média internacional, de 503 pontos, com 400 pontos entre alunos do 4º ano e 378 pontos entre os estudantes do 8º ano. Cerca de 16% dos brasileiros também tiveram desempenho inferior ao que teriam se tivessem chutado todas as respostas nesta área do conhecimento.

De acordo com o levantamento, 51% dos estudantes brasileiros de 9 anos não conseguem realizar operações básicas.

Comparação com outros países

Em comparação com outros países, o desempenho do Brasil em Matemática foi inferior à média global. Nações asiáticas, como Cingapura, China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul, dominam o topo dos rankings. A Lituânia foi o país melhor posicionado fora da Ásia, alcançando o 7º lugar em Matemática para alunos do 4º ano.

Entre os alunos do 4º ano, a nota nacional do Brasil ficou em 400 pontos, enquanto a média internacional foi de 503 pontos. No 8º ano, o Brasil obteve 378 pontos, em contraste com a média global de 478 pontos. Esses resultados indicam uma necessidade urgente de melhorias no sistema educacional brasileiro.

Além disso, em Ciências, o desempenho dos estudantes brasileiros foi melhor, mas ainda assim inferior à média global. Entre alunos do 4º ano, a nota nacional ficou em 425 pontos, ante 494 pontos da média internacional. No 8º ano, a nota foi de 420 pontos, contra 478 pontos na nota mundial.

Metodologia do TIMSS

O TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study) é realizado pela IEA (Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional), sediada na Holanda. O estudo é aplicado em ciclos de 4 anos, com edições anteriores em 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023. O objetivo é avaliar o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental nas áreas de Matemática e Ciências, além de analisar os contextos de aprendizagem.

A escala de proficiência do TIMSS é dividida em 4 níveis e pontos de corte: avançado (625), alto (550), intermediário (475) e baixo (400). Esses níveis são usados para categorizar os resultados dos alunos, refletindo sua capacidade nas áreas de Matemática e Ciências.

No Brasil, as provas foram aplicadas de 28 de setembro a 30 de outubro de 2023, com a participação de 44.900 estudantes de escolas públicas e privadas em todo o país. O Brasil atingiu taxas de participação de pelo menos 75% tanto no 4º quanto no 8º ano, com a colaboração de 1.187 professores de Matemática e Ciências.

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