Projeto “Cinema para Todos” leva exibições gratuitas e revitaliza sala de cinema em Camaquã
O projeto da Associação Amigos da Água Grande, foi contemplado com recursos do Governo Federal, no Edital SEDAC/LPG 15/2023, e realizará em torno de 120 sessões de cinema gratuitas para estudantes e público em geral


O projeto “Cinema para Todos na Região Centro-Sul”, da Associação Amigos da Água Grande, foi contemplado com recursos do Governo Federal, no Edital SEDAC/LPG 15/2023, e realizará em torno de 120 sessões de cinema gratuitas para estudantes e público em geral. No início, houve alguma dificuldade em começar as exibições em virtude aos eventos climáticos enfrentados pelo RS e que afetaram o prédio onde o cinema está instalado.
As sessões de cinema, chamadas de eventos teste, vem ocorrendo desde novembro do ano passado, tanto na sala de cinema do novo Cine Pub do Portão quanto em escolas do município, sendo que seis escolas já foram contempladas, num intercâmbio cultural com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, e que se intensificará durante todo o ano de 2025. Também pretende-se realizar exibições em cidades da região, bastando o contato das prefeituras interessadas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O produtor cultural Catullo Fernandes ressalta:
A sensibilidade da secretária da Educação, Ana Carmelita, tem sido fundamental para o sucesso das atividades da Associação Amigos da Água Grande – Ponto de Cultura Barbosa Lessa.
No entanto, através desta parceria com o produtor cultural Ícaro Machado, em vez de somente as exibições com entrada franca, Camaquã está ganhando uma sala de cinema definitiva, e exatamente no local onde já funcionou o Cine Vila Nova (o popular Pulguinha) e o CineTrini (foto abaixo), último cinema da cidade, fechado nos anos 2000.


Até o momento, no Cine Pub Portão, foram realizadas melhorias na estrutura do prédio que é locado, incluindo telhado, parte elétrica e hidráulica. Além disso, está sendo remodelada a fachada do prédio, foi construído banheiro exclusivo para PCDs, entre outras benfeitorias como pinturas, sinalizações, rampas de acesso, etc.
O projeto prevê fazer 120 sessões de cinema com entrada franca, mas o Ícaro Machado, dono do espaço, resolveu investir o recurso que recebeu pela locação do prédio e dos equipamentos na melhoria do espaço e na compra de 35 poltronas de 2 lugares, incluindo assentos preferenciais, novos equipamentos de tela, som, luz e uma pipoqueira para atender aos espectadores.
Na abertura de cada sessão de cinema estão sendo exibidos curtas-metragens e clipes musicais produzidos por artistas da cidade e região. Acompanhe detalhes da programação anual na Fanpage AAAG – Cinema para Todos e no Facebook Barbosa Lessa.
Abrindo a temporada 2025, na noite de 19 de março, às 19 horas, a Criarte e o Studio Bee em conjunto com a Associação Amigos da Água Grande e a Associação de Artesãos de Camaquã, apresentam dois curtas-metragens financiados pela LPG Municipal, com recursos oriundos do Governo Federal: “Barbosa e Nilza Lessa: Camaquenses Adotivos” e “Artesanato – Mãos Solidárias”, com entrada somente mediante convites das entidades.