Programa Nosso Docente é lançado em seminário sobre carreira de professor em Porto Alegre
O objetivo é aprimorar as etapas de estágio supervisionado nas escolas estaduais
O programa Nosso Docente foi lançado na última quarta-feira (16), no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), durante o Seminário de Carreira Docente realizado em referência ao Dia do Professor. A iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc) busca aprimorar as etapas do estágio supervisionado nas escolas estaduais, estabelecendo novos critérios e diretrizes para o acompanhamento e acolhimento dos estagiários.
Conforme a pasta, estiveram presentes no evento diferentes setores da área de educação, incluindo especialistas, gestores públicos e representantes de universidades, para debaterem políticas públicas e articularem ações conjuntas sobre os temas que envolvem a profissão de professor.
O evento contou com a participação da titular da Seduc, Raquel Teixeira; do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; do diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ulysses Teixeira; da titular-adjunta da Seduc, Stefanie Eskereski, além de reitores e pró-Reitores de graduação de universidades do RS. Na plateia, também estiveram presentes coordenadores regionais da Educação, professores da Rede Estadual e estudantes de cursos de licenciatura. Os painéis foram transmitidos ao vivo pelo canal TV Seduc RS no YouTube.
Nosso Docente
O programa Nosso Docente surgiu como resposta à demanda da Rede Estadual por maior sistematização no processo de formação dos professores. Conforme os dados mais recentes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), menos de 20% dos concluintes de licenciaturas presenciais afirmam ter realizado as 400 horas de estágio obrigatório.
O programa inclui a criação dos professores-mentores de estágio, servidores que serão capacitados com um curso específico para acompanhar e orientar os licenciandos durante o período de prática nas escolas. Os módulos de capacitação dos mentores abordarão competências e propostas de atividades para auxiliar o desenvolvimento do trabalho dos estagiários em sala de aula. Também será disponibilizado um painel de vagas de estágio, permitindo que os estudantes escolham as escolas de acordo com sua preferência e a disponibilidade de vagas.