Profissionais da APAE ministram formação para professores da rede municipal de ensino
Professores e profissionais da APAE Camaquã realizaram formação em parceria com a Secretaria da Educação
Profissionais e professores da APAE Camaquã realizaram na noite da última quinta-feira, 28 de maio, uma formação para professores da rede municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Camaquã . O tema abordado no encontro foi o modelo TEACCH, criado para o tratamento e educação para pessoas com Transtornos do espectro autista.
O convite foi realizado pela assessora pedagógica da Educação Especial
Ministrando a formação participaram nossa diretora Vera Rosane Jacobsen, as
supervisoras pedagógicas, chalana Florisbal e Adriana Barão, a terapeuta ocupacional Michelle Suriz, a psicóloga Caroline Araújo e as professores, Sabrina Freitas, Larissa Florisbal, Leandrali Gonçalves, Josiane Soares, Juana Radunz , Jaqueline Daniberg e Franciele Souza.
O tratamento referente a educação para Autistas e crianças com déficits relacionados à comunicação ajuda pessoas com transtornos do espectro autista a compreenderem melhor o universo ao redor.
O modelo TEACCH é um programa Educacional e clínico criado por profissionais a partir de um projeto de pesquisa que observou atentamente os comportamentos de crianças autistas em diferentes situações.
Ele possui o objetivo de apoiar a pessoa com transtorno do esperto autista a chegar à idade adulta com máximo de autonomia possível.
O modelo usa uma avaliação conhecida como PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado). Por meio dela, é possível avaliar a criança e identificar seus pontos fortes e seus interesses, assim como as dificuldades. A partir daí, é possível desenvolver um programa individualizado.