Evento em alusão ao Dia do Patrimônio Cultural está programado para Camaquã
Neste ano, a Biblioteca Pública Municipal completou 64 anos e um projeto de reforma do prédio deve ser encaminhado
O Dia Nacional do Patrimônio Cultural foi comemorado no dia 17 de agosto, mas Camaquã terá uma programação especial no dia 31 de agosto, no Cine Teatro Coliseu. O historiador Paulo Viana Sant’Anna falou sobre o assunto, acompanhado do secretário de Cultura Varlei Magalhães, no programa Bom Dia Camaquã desta segunda-feira (19), na Clic Rádio.
Neste ano, a Biblioteca Pública Municipal completou 64 anos. Ela fica localizada no Forte Zeca Netto, junto ao Museu Municipal Divino Alziro Beckel. Também neste ano completam 10 anos de trabalhos voltados para educação patrimonial na secretaria.
Em alusão ao Dia do Patrimônio, serão realizadas palestras e atividades voltadas para educação patrimonial e ambiental, também com apoio da STE, empresa responsável pela Gestão Ambiental da BR-116 no estado, além de outras entidades, como a Casa do Poeta Camaquense (CAPOCAM).
Neste dia, também será lançado o novo Guia Turístico e Econômico, com informações do município.
Reforma do Forte
Alvo recente de críticas por danos estruturais, o Forte Zeca Netto deve passar por reformas. De acordo com Paulo, há um projeto para reforma em todo prédio. A reforma depende de maiores burocracias em razão de ser um patrimônio histórico. Há uma série de critérios que precisam ser seguidos.
O ponto mais crítico é a Biblioteca Municipal, que sofre com a ocorrência de goteiras. Segundo Paulo, até o final do mês o acervo de livros deve ser retirado do local e o projeto encaminhado para autorização.
A reforma deve custar cerca de R$ 600 mil.
Assista a participação completa: