Estudantes e professores de medicina ingleses atuam em Camaquã
Um grupo de professores e alunos de Medicina da Inglaterra do Barts and the London School of Medicine – atuarão de 4 a 9 de maio em postos de saúde do município. A iniciativa é uma parceria do Centro de Microgravidade e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena da PUCRS, com a Prefeitura de Camaquã – através de ação conjunta de Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo e Cultura e do Centro Clínico Odontológico Eder Huttner – e tem como objetivo principal integrar os trabalhos de assistência à saúde no município com a viabilização de uma segunda opinião médica especializada nas áreas da Dermatologia, Cardiologia e Odontologia.
No decorrer da semana, além de atividades de saúde, serão desenvolvidas atividades culturais com os estudantes – para que eles conheçam a cultura brasileira e gaúcha, principalmente sobre Camaquã e sua história de 151 anos.
O Laboratório de Telemecidina do Centro de Microgravidade vem desenvolvendo ferramentas e modelos para a segunda opinião especializada em saúde que serão disponibilizados para os postos de saúde locais.
As ações já ocorreram desde 2006 em diferentes localidades do território brasileiro: Boca do Acre e Manaus (AM), Ji-paraná (RO), Alto Xingu (MT).