Escritor camaquense representa Região Centro-Sul no circuito Nossa Arte Circula RS
O escritor Catullo Fernandes com o projeto “Lessinha e seus amigos", se apresentou em Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, no período de 08 a 12 de agosto
A iniciativa Nossa Arte Circula RS do Sesc selecionou 60 projetos em prol da retomada do setor cultural após as enchentes para se apresentarem em três cidades diferentes com entrada gratuita ao público. Representando Camaquã e a região Centro-Sul está o escritor Catullo Fernandes com o projeto “Lessinha e seus amigos”, que se apresentou em Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, no período de 08 a 12 de agosto.
Em Cruz Alta, o bate-papo com o escritor Catullo Fernandes ocorreu na Escola Cívico Militar Frederico Baiocchi, enquanto em Ijuí todas as atividades se concentram na própria Unidade do Sesc, onde inclusive os artistas puderam assistir às apresentações dos parceiros de viagem. No domingo (Dia dos Pais), todas as apresentações ocorreram na Praça Pinheiro Machado (Praça da Catedral), na cidade de Santo Ângelo.
Conforme o escritor camaquense, foram momentos inesquecíveis, onde além de participar do maior circuito cultural do Estado, com intercâmbio permanente com artistas de diferentes regiões gaúchas, também foi possível buscar informações do que se oferece em turismo nestas cidades.
Este circuito contava ainda com as participações do casal Marcelo e Elis de Maquiné, com o espetáculo Bonecos de Pau, a banda de jazz Márcio Fulber & Bando, o cantor missioneiro Atahualpa Maicá, a palhaçaria de “As Phinas”, da região da serra, e o escritor e dançarino Pedrinho Festa, do Hip Hop.
Os 60 projetos incluem: 20 de artes cênicas, contemplando circo, teatro e dança; 20 de música; e 20 de atividades de literatura. Os selecionados integram uma série de circuitos culturais, que contemplam 30 cidades do interior do Estado, com cachê, custos de produção, divulgação, transporte e hospedagem mantidos pela entidade.
Nossa Arte Circula RS
O projeto Nossa Arte Circula RS é parte do projeto ‘Tchê Acolhe’, criado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac para, com ações nas mais diversas áreas de atuação, auxiliar o povo gaúcho neste momento de dificuldades, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.
Esta iniciativa fomenta, de um lado, que centenas de artistas envolvidos nestas 60 atrações selecionadas, alguns afetados diretamente pelas enchentes, outros afetados indiretamente pelo fechamento de espaços culturais, ganhem visibilidade e renda. Por outro, também fomenta a economia das regiões por onde estes circuitos passarão, em áreas como transporte, hospedagem e alimentação, que serão movimentadas.
Em agosto, as primeiras cidades a receber o projeto serão Passo Fundo, Erechim e Frederico Westphalen com o circuito 1, e Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo com o circuito 2. Até dezembro, acontecerão circuitos em Alegrete, Uruguaiana, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Lajeado, Carazinho, Palmeira das Missões, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Gravataí, Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Farroupilha, Caxias do Sul e Vacaria.