Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

EMEI Irmãs Bernadinas promove exposição de trabalhos do Projeto Ciranda Cultural em Camaquã

A Ciranda Cultural tem como objetivo a integração de projetos e inclusão sociocultural de crianças e adolescentes


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 24/10/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Prefeitura de Camaquã

A Escola Municipal de Educação Infantil Irmãs Bernardinas, realizou no dia 10 de outubro, uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no projeto Ciranda Cultural desenvolvido pela instituição neste ano. O momento teve por finalidade a integração com a apreciação dos trabalhos, onde as famílias e os alunos tiveram a oportunidade de visitar os espaços do educandário preparados especialmente para este momento.

De acordo com a Prefeitura de Camaquã, em 2023 o projeto anual da escola, intitulado “Ciranda Cultural”, buscou promover o acesso das crianças a um amplo repertório de manifestações artísticas por meio do contato com diversas produções de arte.

Essa iniciativa é peça fundamental dentro metodologia montessoriana utilizada na educação infantil da escola e em toda a Rede Municipal na área. Com essa metodologia, as crianças aprendem trabalhando com uma variedade de materiais sensoriais que estimulam os sentidos, criando possibilidades para que os pequenos conheçam o mundo por meio dos cheiros, texturas, sons e sabores.

O projeto Ciranda Cultural também busca explorar o desenvolvimento da criatividade, a interação entre os alunos e a empatia, ou seja, a percepção do outro e respeito por este, pois acredita-se que a partir da arte, a criança treina a habilidade de expressar suas emoções e pensamentos e assim, desenvolve o respeito com aquilo que é diferente dela e aprende o conceito de diversidade.

“A escola busca constantemente despertar o interesse das famílias pelo trabalho desenvolvido durante o período escolar, pois acredita na importância da relação entre a família e o ambiente escolar, e com ações de interação entre ambos, fortalecendo os laços e a ligação entre esses dois pilares tão importantes no desenvolvimento infantil”, destaca a diretora Renata Barcellos.

A diretora ainda explicou que, a escola busca desenvolver experiências centradas nas relações e interações, em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura e convívio no espaço coletivo. Desta forma as crianças são encorajadas diariamente a explorarem os espaços/ambientes transformando-os, para que assim consigam expressar essa exploração através das diversas linguagens, incluindo palavras, desenhos, movimentos corporais, montagens, pinturas, esculturas, dramatizações e músicas.

Confira abaixo as imagens do projeto: