Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Olá, vim através do Clic Camaquã!
  • Banner de publicidade
  • WhatsApp

Criminosos criam site falso do Prouni e tentam cobrar taxas ilegais de inscrição

A página falsa, que foi retirada do ar, tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir ao internauta a erro


Por Kathrein Silva Publicado 24/07/2024
Ouvir: 00:00
20230627_123947_0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em uma nota divulgada nesta quarta-feira (24), o Ministério da Educação enfatizou que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) são gratuitas e que o canal oficial e exclusivo para inscrição online para o segundo semestre de 2024 é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As afirmações do MEC foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página falsa tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta ao erro. Porém, o endereço da rede mundial de computadores, conhecido como URL, era diferente.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Antes de ser derrubado, o site falso solicitava a inserção de dados do candidato para então direcioná-lo a uma mensagem falsa que dizia ser necessário o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 para finalizar o cadastro no programa.

A mensagem do golpe ainda ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e de todas as futuras edições, caso não pagasse o valor.

No entanto, a cobrança de qualquer valor para inscrição no Prouni é indevida e ilegal.

Inscrições oficiais

As inscrições foram abertas pelo MEC nesta terça-feira (23) e os candidatos podem se inscrever até sexta-feira (26), somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever, o candidato precisa ter acesso ao portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com login de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

  • WhatsApp
  • Banner de publicidade
  • Olá, vim através do Clic Camaquã!