CIEP Camaquã será a primeira escola da região com Ensino Médio em tempo integral
A partir de 2023, primeiro ano do Ensino Médio do CIEP Camaquã fará parte de novo modelo de ensino em tempo integral
A Escola Estadual Vereador José Adão de Assis Barbosa, o popular CIEP de Camaquã, será a primeira escola da região a contar com Ensino Médio em tempo integral. A novidade foi trazida pelo diretor César Dinís, que concedeu entrevista exclusiva ao programa Bom Dia Camaquã, da ClicRádio.
A escola foi contemplada em programa que estabelece Ensino Médio integral a partir de 2023. O diretor detalhou as mudanças pelas quais a escola irá passar para receber, já no início do próximo ano letivo, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio desde o começo da manhã até o final da tarde.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A mudança ocorrerá de forma escalonada. Em 2023, o novo modelo será implantado nos primeiros anos. Em 2024, nos segundos anos, e em 2025, nos terceiros anos. Os alunos entrarão 7:50 e permanecem na escola até 17h, tendo três refeições oferecidas pela escola, aulas práticas, incentivo à pesquisa e oficinas pedagógicas.
O programa visa atender crianças e adolescentes de determinadas regiões do Estado em torno de uma proposta pedagógica que responda às necessidades básicas dos alunos das escolas públicas estaduais.
O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, oportunizando-lhes uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular.
A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.
Além da melhora e ampliação do ensino já oferecido, os alunos que permanecerem estudando em tempo integral receberão bolsa de estudos em dinheiro como forma de incentivo. Os valores serão pagos pelo Estado.
Assista a entrevista completa:
Objetivos
- Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;
- Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida;
- Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular;
- Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares;
- Orientar, com auxílio de profissional competente, pais e educandos da importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene;
- Suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
- Desenvolver as habilidades do educando desde o cultivo da terra à eletrônica, levando em consideração sua origem ou procedência, bem como suas tendências e habilidades;
- Possibilitar aos estudantes, oriundos de famílias de baixa renda, ambiente adequado e assistência necessária para a realização de suas tarefas;
- Incentivar a participação responsável da comunidade, buscando, através do seu engajamento no processo educacional, diminuir as desigualdades sociais e, conseqüentemente, reduzir os altos índices de violência;
- Promover ampliação e humanização do espaço da sala de aula;
- Adaptar à realidade econômica de cada região com a diversificação de culturas, visando à transformação qualitativa das estruturas produtivas já existentes;
Escola modelo
Em outubro de 2021, o CIEP Camaquã foi reconhecido como case de sucesso na gestão escolar. Na oportunidade, o diretor César Dinís representou Camaquã no lançamento do programa Avançar na Educação, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária Estadual da Educação, Raquel Teixeira.
O evento lançou o programa que visa melhorar a infraestrutura física e tecnológica, assegurar a recuperação da aprendizagem pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais envolvidos. Segundo César, o reconhecimento foi um dos motivos pelo qual o CIEP, agora, é escolhido para ser escola modelo para o Ensino Médio Integral.
O motivo da escolha, segundo o diretor, foi o grande salto dado em questão de infraestrutura e realidade da instituição de ensino, sendo motivo de orgulho para ele, sua equipe diretiva, o corpo docente e toda a comunidade escolar. O projeto contempla um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão na educação estadual até 2022, entre obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem.