Acervo de livros do professor Josy Barbosa é doado para Dom Feliciano
A busca da coleção está prevista a partir desta quarta-feira (27) e terá uma inauguração, o qual avisarão a data
O repórter Adílio Ratto Jr, nesta terça-feira (26), através do programa Manhã Show, visitou o acervo de livros do Josy Barbosa de Farias, que será doado para Biblioteca Francisco Valdomiro Lorenz de Dom Feliciano.
A esposa do escritor e filósofo, Ana Farias, conta que havia entrado em contato com o secretário Especial de Governo, Rafael Moura, ocasião em que este ligou para o secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki. O secretário teria prometido ir à biblioteca e ficado com número da Ana, mas não teria comparecido e nem ligado. Ela afirma que o prefeito de Camaquã Ivo de Lima Ferreira (PSDB), também sabia de sua intenção de doar o acervo de livros.
Ana fala que entrou em contato com o vereador Vinícios Araújo (MDB), que se prontificou a ajudá-la, organizou uma reunião na Câmara de Vereadores e disse que iriam ver a biblioteca, mas não compareceram. A mesma conta que ofereceu a coleção à biblioteca de Arambaré e o prefeito, Jardel Magalhães Cardoso (PL), teria se interessado, mas não procurou por ela.
A viúva relata que durante uma conversa em uma padaria, foi abordada pelo vereador Cristiano Studzinski (PT) de Dom Feliciano que se prontificou para que o município recebesse a biblioteca, ficando com número dela e retornando no dia seguinte com a confirmação.
O vereador também teria se colocado à disposição para explicar que teria partido dele a vontade de ficar com a biblioteca, que não foi lhe oferecido.
A busca da coleção está prevista a partir desta quarta-feira (27) e terá uma inauguração, o qual avisarão a data.
Quem foi Josy Barbosa
Josy Barbosa, morreu em 20 de julho de 2023, aos 90 anos, e era conhecido na cidade por ser o primeiro funcionário da rádio Camaquense e participava da programação da Clic Rádio nos seus últimos anos de vida.
Professor, filósofo e radialista, apresentava o quadro Roteiro Cósmico, na Clic Rádio, todas as terças-feiras, às 10h, dentro do programa Manhã Show. Antes de chegar ao Clic, o comunicador atuava na Rádio Camaquense AM 1060. Ele foi o primeiro funcionário contratado pela emissora AM da cidade, fundada em 1954, onde atuou como locutor e auxiliar de escritório.
O acervo
A coleção conta com mais de 800 livros, numerados e de diversos assuntos desde história da região até de religião. Dentre os exemplares, tem alguns com mais de 60 anos.
- Confira as imagens:
- Confira a entrevista completa: