RS fecha 2013 com o maior crescimento econômico do país
O crescimento econômico do Rio Grande do Sul, que fecha o ano com a maior alta do país, é tema do programa de rádio Mateando com o Governador desta terça-feira (24). Na entrevista, o governador Tarso Genro fala também sobre a taxa de desemprego na região metropolitana de Porto Alegre, que foi a menor dos últimos 20 anos, e faz um balanço das ações desenvolvidas no ano de 2013, além das perspectivas para 2014. O Mateando é produzido pela Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação.
“O balanço do ano de 2013 para o Rio Grande do Sul é positivo, vivemos um cenário de crise mundial, de taxas de crescimento moderadas no país, em função da crise mundial, e o Rio Grande do Sul teve, em três anos do nosso Governo, três mudanças fundamentais para o seu futuro. Estamos avançando e crescendo mais do que o dobro do país, e isso é altamente positivo para desenharmos o nosso futuro”, disse Tarso.
Uma política diferenciada de ações intensas dos governos Federal e Estadual, a capacidade empreendedora dos empresários, do Pronatec, do Microcrédito, das agências financeiras do Estado – que interferem no desenvolvimento e também na qualidade da classe trabalhadora, conforme o governador, são os fatores responsáveis pelo crescimento econômico do Rio Grande do Sul.
Tarso Genro ressalta que a segunda grande vitória do Rio Grande do Sul é a reestruturação da dívida do Estado. “Tínhamos um futuro totalmente indeterminado. A renegociação faz com que a dívida seja extinta até 2027, e reduzirá praticamente R$ 1 bilhão por ano. O Estado, que não tinha futuro em relação às suas finanças, com o nosso governo, renegociação, e com o apoio dos nossos deputados passou a ter futuro”, diz.
A terceira grande vitória, destacada pelo governador, se dá a partir da nova relação com o Governo Federal, que desencadeou uma série de investimentos em diversas áreas, inclusive acolhendo a demanda da renegociação da divida. “Estas três questões são chaves, não poderíamos pensar em desenvolvimento sem estes três pontos. É uma vitória do Rio Grande do Sul que hoje tem destaque no cenário nacional e internacional”, afirma.
Saúde, segurança e educação
O governador destaca que os educadores do Estado terão, até o final do ano de 2014, o maior aumento real da história do magistério, equivalente a 76% em quatro anos. Além disso, mais de 1.500 reformas em escolas estão sendo realizadas e uma reforma curricular serve de modelo para todo o país.
Tarso ressalta, em saúde, a duplicação de recursos para a pasta. “Chegamos ao interior e os prefeitos nos agradecem. Reestruturamos os hospitais filantrópicos e melhoramos o Sistema Único de Saúde no Estado, além do Samu, que atende mais de 90% da população gaúcha”, aponta.
“Na questão da segurança pública, temos mudanças significativas. Nunca se prendeu tanta quadrilha, combateu o crime organizado e a corrupção no Estado”, ressalta o governador.
2014
Para o próximo ano, Tarso destaca o aumento do número de obras, que ocorrerão após vencidas questões burocráticas, e também a continuidade de programas sociais como o RS Mais Igual, que atualmente atende mais de 62 mil famílias, além do programa de Microcrédito, que já financiou mais de R$ 260 milhões. “Os dois programas combinados combatem a fome e dão sustentação ao tecido básico da produção que é a micro e pequena empresa no Estado”, afirma. “Vamos continuar unidos”, destaca o governador, durante o último programa de 2013.