Retrospectiva 2023 do Centro de Geração de Renda de Camaquã
Foram 199 pessoas que obtiveram certificados nos cursos e foram produzidos 40 mil pães
O Controle Geral, apresentado por Alvorino Oswaldt, recebeu neste sábado (23), o coordenador do Centro de Geração de Renda, um dos setores da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Leandro Decavatá, para falar sobre retrospectiva do centro em 2023.
O coordenador trouxe um relatório, que é feito todos os anos, sendo uma prestação de contas do trabalho realizado no espaço. O mesmo comentou sobre os eixos de trabalho do centro que são: as oficinas dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), os cursos e a padaria comunitária. As oficinas, assim como centro de geração de renda, tem a proteção social básica, que busca prevenir que aconteçam danos com a família.
As oficinas são de: culinária, informática e a de horta comunitária, e neste ano foram 117 pessoas que concluíram. As mesmas contaram com parcerias com diversas instituições e entidades que contribuíram com cursos, instrução, infraestrutura, dentre outros.
O coordenador destacou sobre os cursos disponibilizados, que este ano foram 13, na área da beleza, estética, alimentação, artesanato, informática, marcenaria e costura. Foram 15 turmas, em turnos no período da tarde e da noite. O público específico são pessoas cadastradas no Bolsa Família e o público oriundo, em geral. Foram 199 pessoas, entre 14 e 84 anos, que obtiveram certificados nos cursos.
A padaria comunitária está dentro do centro para atender demandas das casas 24h, como o Albergue, o abrigo e a casa Lar. O coordenador destaca que em 2023 foram produzidos 40 mil pães.
- Confira a entrevista completa: