Defesa Civil de Camaquã envia ofício solicitando ajuda ao Governo Federal
De acordo com o levantamento inicial, são centenas de casas destelhadas com moradores em vulnerabilidade
A Defesa Civil de Camaquã enviou um ofício solicitando ajuda ao Governo Federal após microexplosão atingir o município e causar diversos danos em casas e comércios. O fenômeno, segundo a Metsul Meteorologia, ocorre quando uma nuvem não consegue suportar o peso da água e despeja-a em uma região pequena em pouco tempo.
No ofício (baixe o arquivo no final da matéria) assinado pelo coordenador da Defesa Civil, Rafael de Moura, e pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira, é salientado que o poder público municipal não terá sustentação em estoque para atender toda população atingida, especialmente nos itens mais urgentes como lonas, telhas, água, roupas de cama, colchões, materiais de limpeza e alimentos.
De acordo com o levantamento inicial, são centenas de casas destelhadas com moradores em vulnerabilidade.
Algumas famílias atingidas, de acordo com o ofício, estão sendo realocadas para abrigos temporários. Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que o morador ligue para o 190 ou 193.
O ofício foi encaminhado na manhã desta quarta-feira (25) para o Ministro Chefe da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de apoio a Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e ao Secretário da Reconstrução do Governo Federal no RS, Maneco Hassen.
Saúde
Em contato com a redação do Clic Camaquã, o secretário de Saúde, Fabiano Martins, destacou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi severamente atingida e está com atendimento restrito a casos leves (azul e verde).