Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de março de 2025
  • Marco Sala Clic 960×90
  • Design sem nome (38)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok
  • banner site_Clic Camaquã_970x90px
  • DEDE 970X90
  • Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 18.00.41_1e0bff09

Comitiva gaúcha reforça demandas do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional

A comitiva é liderada pelo vice-governador Gabriel Souza teve reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco


Por Kathrein Silva Publicado 10/07/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-07-10T092331.925
Foto: Joel Vargas

Uma comitiva gaúcha liderada pelo vice-governador Gabriel Souza reforçou, em Brasília, a pauta de reivindicações do Rio Grande do Sul em reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Os encontros ocorreram nesta terça-feira (9).

Os eventos contaram com as presenças dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, além de representantes de entidades ligadas às atividades econômicas das bancadas estadual e federal.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O documento entregue aos presidentes tinha como as principais pautas o aumento do valor disponível do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe); a liberação das linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com maior volume de recursos de capital de giro e ampliação dos critérios, excluindo a obrigatoriedade de localização na chamada mancha alagada; pausa nos financiamentos por 12 meses; isenção de impostos federais por seis meses, entre outras medidas.

Em sua fala o vice-governador enfatizou o fato do estado ser exportador e a quarta economia do país. Salientando que as dificuldades vão impactar negativamente o Produto Interno Bruto e consequentemente o Indíce de Desenvolvimento Humano.

Não é bom para o Brasil deixar o Rio Grande do Sul na inação de recursos financeiros, sem a sua economia voltar a atingir patamares anteriores à calamidade, porque isso vai piorar a balança comercial. Somos um Estado exportador, a quarta maior economia do país, e as dificuldades gaúchas também vão impactar negativamente no Produto Interno Bruto, nos índices de empregabilidade e, principalmente, no índice de desenvolvimento humano do país

Em resposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acenou de forma positiva ao pleito e informou que em reunião já agendada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, levará também a pauta gaúcha.

A delegação do RS também acompanhou a audiência pública da Comissão Externa para avaliar os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, na Câmara dos Deputados.

Reunião com o Senado

Na audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que também teve a presença do senador Hamilton Mourão, o vice-governador pontuou o senso de urgência das demandas do RS. Dentre as citações, está a insuficiência do subsídio para pagamento de salário a empregados de empresas por dois meses. Gabriel ainda compartilhou sugestão para aplicação dos R$ 7 bilhões, valor inicialmente previsto pelo governo federal para o leilão de arroz.

Dando continuidade ao tratamento dos temas discutidos em Brasília, o vice-governador participará de uma reunião virtual na quarta-feira (10) com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e com o Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, para dar sequência ao debate sobre as linhas de crédito oferecidas pelo governo federal e sobre o atendimento às demandas dos empresários gaúchos.

  • banner site_Clic Camaquã_970x90px
  • Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 18.00.41_1e0bff09
  • Marco Sala Clic 960×90
  • Design sem nome (38)
  • CLIQUE AQUI (1)
  • DEDE 970X90
  • esporte banner desktop ok