Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul completa 50 anos
A CRPO Sul conta com quatro unidades subordinadas e tem responsabilidade territorial sobre 27 municípios
O Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO Sul) completa 50 anos nesta terça-feira (13). Fundado em 1974, através do Decreto Estadual nº 23.245, assinado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Euclides Triches.
O documento dispõe sobre a Organização Básica da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. O comando foi instalado na capital do estado em 14 de outubro de 1975, o CRPO Sul foi transferido para Pelotas em 17 de agosto de 1981.
O comando conta, atualmente, com com quatro unidades subordinadas: 4º Batalhão de Polícia Militar, 6º Batalhão de Polícia Militar, 30º Batalhão de Polícia Militar, 3º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira e responsabilidade territorial sobre 27 municípios.
Os 27 municípios na área de abrangência das Unidades vinculadas são:
- 4º BPM: Pelotas, Arroio do Padre, Capão do Leão, Canguçu, Cerrito, Morro Redondo, Piratini, Pinheiro Machado e Pedro Osório;
- 6º BPM: Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí;
- 30º BPM: Camaquã, São Lourenço do Sul, Arambaré, Chuvisca, Dom Feliciano, Tapes, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, Cristal e Turuçu;
- 3° BPAF: Jaguarão, Arroio Grande, Herval e Pedras Altas.