Clic Camaquã presente no “Treinamento do Google para jornalistas”, em Porto Alegre
Equipe do Clic Camaquã participou do treinamento que apresentou ferramentas do Google úteis na prática do bom jornalismo
Com o objetivo de realizar treinamentos presenciais, de forma gratuita, para que profissionais desenvolvam habilidades digitais, o evento “Cresça com o Google” é promovido anualmente, em Porto Alegre.
Neste ano a atividade aconteceu na terça (7) e quarta-feira (8), no Centro de Eventos FIERGS, localizado na avenida Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre – RS. Para participar os interessados tinham que se inscrever, no treinamento desejado, através do site – https://events.withgoogle.com/google-em-poa/ -.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na quarta-feira, das 14h às 17h, o evento teve a destinação para jornalistas e também futuros jornalistas. O tema tratado foi sobre as “Ferramentas Google para Jornalistas”.
A equipe de redação do Clic Camaquã e Clic São Lourenço, composta por Eduardo Costa, Elias Bielaski, Luísa Flores e Renata Ulguim estiveram presentes neste treinamento. O setor comercial do Clic, sendo representado pelo Elpídio Fortes Júnior, participou do treinamento de Marketing Digital, o qual teve início às 18h e término às 22h. O objetivo da ida da equipe foi o aprimoramento dos conhecimentos já obtidos e, principalmente, aprender coisas novas para melhorar o trabalho desenvolvido para os internautas do Clic.
Dona do canal do youtube “Nunca te pedi nada”, Maíra Medeiros abriu o evento com uma pequena participação para animar as mais de 3 mil pessoas presentes no treinamento. O principal palestrante da noite, foi o Marco Túlio Pires, que é o coordenador do Google News Lab do Brasil.
Pires ensinou plataformas práticas para os jornalistas fazerem pesquisas de apuração jornalística no Google. Durante sua explanação ele salientou a importância de saber usar corretamente as inúmeras ferramentas que a plataforma oferece, para que assim se tenha um conteúdo de qualidade e apurado nos sites e jornais do mundo todo.
Além disso, a busca de dados, de imagens, mapas e maneiras de identificar os interesses do público, foram assuntos importantes para o desenvolvimento profissional dos jornalistas presentes. Ensinou maneiras de como os jornalistas podem usar várias ferramentas do Google na produção do trabalho jornalístico, como: busca avançada para apurar pautas, Google Maps para visualização de dados geográficos, busca reversa para verificação de imagens e muito mais.
A finalização do treinamento ficou por conta da Fabiana Zanni, onde ela explanou sobre monetização e métricas para alcance de usuários em sites. Além de ensinar estratégias publicitárias, ressaltou a importância de formatos nativos, como a personalização dos conteúdos divulgados.
Também foi possível aprender a conhecer a audiência concebida, analisando dados do Google Analytics e como desenvolver fontes de receita para o negócio jornalístico. Além de conhecer os melhores truques para enriquecer o site e acelerar o fluxo de trabalho com ferramentas gratuitas e fáceis de usar.