Cenário de destruição: casas são totalmente destruídas durante temporal em Camaquã
Um rastro de destruição é presenciado no bairro São Pedro
O fenômeno climático microexplosão que atingiu Camaquã na quarta-feira (25) deixou um rastro de destruição em diversas regiões, especialmente no bairro São Pedro. Dezenas de casas foram destelhadas e ao menos uma residência foi totalmente destruída no local. Segue chovendo nesta quinta-feira (26) na região.
Ministro Paulo Pimenta promete suporte para Camaquã após temporal
O Ministro-chefe da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, se manifestou nesta quarta-feira (25) sobre a situação de Camaquã, em situação de emergência após grande volume de chuva causar danos em casas e comércios.
De acordo com o ministro, a pasta acompanha o que ocorre no município desde o primeiro momento. Além disso, Pimenta salienta que o pedido de suporte realizado pela prefeitura será atendido e a Defesa Civil Nacional fornecerá todo apoio necessário.
Microexplosão
Uma microexplosão pode ocorrer durante uma tempestade intensa, quando uma nuvem não consegue suportar o peso da água e despeja-a em uma região pequena em pouco tempo. Foi este fenômeno climático que atingiu Camaquã na madrugada desta quarta-feira (25), segundo a Metsul Meteorologia, causando grandes estragos.