Cavalo Caramelo abre desfile dos campeões na 47ª Expointer
Caramelo tornou-se símbolo de resistência do povo gaúcho após ficar dias em cima de um telhado durante enchentes que atingiram o estado
A abertura do desfile dos campeões da 47ª Expointer contou com a presença do cavalo Caramelo, que ficou conhecido por sobreviver no telhado de uma casa durante as enchentes no Rio Grande do Sul em maio. O tradicional desfile ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), no parque Assis Brasil, em Esteio.
O tema principal da solenidade, combina com a presença do animal na feira: a retomada do agronegócio do Estado e a necessidade de auxílio aos produtores. Durante o evento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lembrou que, nesta quinta-feira (29), o Congresso Nacional aprovou Projeto de Lei 25/2024, que facilita o acesso ao crédito para produtores rurais impactados por adversidades climáticas, especialmente no Rio Grande do Sul.
A participação do ministro era cercada de expectativas por parte de representantes do agronegócio gaúcho, que esperam medidas de socorro para produtores rurais, cooperativas, cerealistas e revendas em função das perdas sofridas com as enchentes de abril e maio.
Durante o discurso das autoridades, integrantes do movimento SOS Agro RS entraram na pista central da Expointer para chamar a atenção para as reivindicações do setor. “Esse é um movimento que não é contra ninguém, mas a favor do Rio Grande do Sul e do agronegócio”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Representantes da cadeia do agronegócio esperam uma solução para que produtores, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos possam acessar os R$ 15 bilhões em recursos de fundo social já anunciado pelo governo. Haveria um ano de carência e oito para o pagamento desses valores acessados.
Os detalhes do auxílio estão sendo discutidos pelo ministro e representantes do agronegócio gaúcho em reunião na Expointer. “As medidas não serão o sonho de todos os produtores, mas permitirão a reconstrução com dignidade de todos os produtores”, afirmou Fávaro.