Casal de jornalistas percorre 502 quilômetros de bicicleta registrando marcas da enchente no RS
A dupla fez paradas em cidades como Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, São Lourenço do Sul e Pelotas, encerrando a jornada em solo rio-grandense
O casal de jornalistas, Eduardo Seidl e Raphaela Donaduce Flores, conta neste sábado (21), às 16h, os bastidores de uma aventura vivida nos últimos meses percorrendo 502 quilômetros de bicicleta. Os dois iniciaram no final de julho, em Porto Alegre, uma jornada com destino ao mar na praia do Cassino, em Rio Grande, documentando as marcas deixadas pelas águas nas paisagens e nas vidas das comunidades ribeirinhas gravemente afetadas.
Durante sete dias de caminhada, conversas com os moradores e as observações ao longo do trajeto foram capturadas em áudios, fotos e vídeos, com paradas em cidades como Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, São Lourenço do Sul e Pelotas, encerrando a jornada em solo rio-grandense.
A dupla agora se prepara para a publicação desse material em um livro e em um site dedicado, com lançamento previsto para 2025. Os bastidores de toda essa aventura serão contados no Festival da Primavera, organizado pela Livraria Clareira, localizada na Rua Henrique Dias, 111, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. O evento contará com projeções de imagens e um bate-papo sobre o projeto, intitulado Caminho das Águas, além de outras atrações ao ar livre, todas gratuitas.
O festival também incluirá uma apresentação musical da banda Falha Jazz e o lançamento do livro Um Siri Chamado João, de Cristina Dariano Kern. Para complementar a programação, haverá chope da cervejaria Oripacha disponível para os participantes. As informações são da colunista da GZH, Juliana Bublitz.