Roubo de cargas deixa transportadores de tabaco em alerta
Embora a Polícia Federal e a Receita Federal tenham desarticulado em Vera Cruz, no início do mês, um esquema de receptação de carga roubada de tabaco, os ataques continuam e deixam em alerta os transportadores, que reforçam os cuidados com a segurança. Nas próximas semanas a comercialização da safra 2014/15 deve atingir o pico, aumentando a movimentação de caminhões nas rodovias que dão acesso a cidades como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, onde estão sediadas as principais indústrias do setor.
O caso mais recente foi registrado pela Delegacia da Polícia Civil de Venâncio Aires na terça-feira. Justamente para evitar a viagem noturna, desaconselhada pelas empresas, o motorista parou em um posto de combustíveis às margens da RSC-287 para passar a noite e teve o caminhão furtado. O veículo estava carregado com pouco mais de 22 toneladas de tabaco que seriam entregues à indústria na manhã seguinte.
O caminhão foi localizado com a carga no interior do município de Paraíso do Sul, entre Santa Cruz e Santa Maria, ainda na quarta-feira. Agentes da DP de Venâncio Aires suspeitam que o veículo tenha sofrido uma pane mecânica e, por isso, abandonado pelos ladrões.
A Brigada Militar tem intensificado as ações de prevenção no Vale do Rio Pardo, região que mais produz e beneficia tabaco no Brasil. A Polícia Civil e a Polícia Federal investigam quadrilhas que estejam por trás dos ataques. A recomendação é que os transportadores sigam as orientações de segurança das fumageiras e organizem comboios para aumentar a segurança durante os deslocamentos.