Rodada de Negócios do Arroz reúne indústrias e importadores na Expodireto Cotrijal
Expectativa é de que rodadas promovam abertura de novos mercados para o arroz gaúcho
A 3ª Rodada Internacional do Arroz recebeu, segunda-feira, no Pavilhão Internacional da 15ª Expodireto / Cotrijal, 36 representantes de 12 diferentes países. A atividade foi promovida pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a equipe de produção da Expodireto Cotrijal.
Durante toda a tarde, foram realizados diversos encontros comerciais, que contaram com a presença de representantes da indústria e de importadores, jornalistas e formadores de opinião. Três indústrias gaúchas estiveram presentes na rodada: Josapar, Arrozeira Pelotas e Cerealle. China, Argélia, Etiópia, Togo, Congo e Rússia foram alguns dos países representados.
O coordenador da Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul, César Marques, ressalta que, além de reforçar a importância da do arroz gaúcho, o encontro tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de relações comerciais e estimular a exportação do grão. “O arroz produzido no Rio Grande do Sul é responsável por 95% das exportações brasileiras. É estratégico exportar, no mínimo, a mesma quantidade importada do Mercosul para termos sustentabilidade nos preços”, afirma.
O diretor de comércio internacional da Josapar, Luiz Eduardo Yurgel, destaca que a rodada é uma ocasião para contatos com potenciais clientes. “O arroz virou uma commodity com importância econômica cada vez maior para o país, e nós também temos uma necessidade de exportar cada vez maior. Esta é uma excelente oportunidade para novos acordos comerciais e para conhecer tradicionais clientes de soja que também estão interessados em comprar nosso arroz.”
O 1º secretário da embaixada da Argélia, Chabik Kellala, afirma que foi à rodada com o objetivo de conhecer as empresas brasileiras. “Viemos para encontrar empreendedores e produtores brasileiros, visando a uma cooperação técnica. É também uma grande oportunidade de investimento e de fazer novas parcerias.” O representante da Embaixada da Etiópia, Araya Kidane, destaca que veio ao evento em busca de parceiros para transferências de tecnologias. “Viemos buscando oportunidades de mercado e para desenvolver parcerias. Estamos interessados na transferência de tecnologias brasileiras para a Etiópia. Queremos ser parceiros e crescer juntos com o Brasil. Temos muito o que ensinar também, há muitas áreas em que podemos trabalhar juntos.”
A Expodireto Cotrijal começou nesta segunda-feira e vai até a próxima sexta-feira, 14 de março, na cidade de Não-Me-Toque (RS). No último ano, a área internacional da feira recebeu mais de 150 convidados de 74 países. Foram mais de 3.500 rodadas de negócios, gerando vendas de 121 milhões de dólares ao exterior e mais de 2,5 bilhões ao longo de toda feira.