Gincana de Integração Rural supera expectativas
Nas modalidades individuais, os agricultores familiares competiram para determinar quem produziu a maior folha de fumo, a maior batata-doce, a maior raiz de aipim e a planta de soja com maior número de vagens
O espaço da 6ª Mostra da Agricultura Familiar de Camaquã, na ExpoCamaquã 2024, foi palco de integração e competições, sediando a primeira Gincana de Integração Rural de Camaquã, no sábado (17). Realizada pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, na avaliação dos promotores a gincana não apenas alcançou seus objetivos, mas também superou as expectativas ao promover uma manhã repleta de atividades esportivas e recreação, com a participação dos grupos Unidos, Joans e Ajub.
O evento, que contou com o apoio das entidades dedicadas ao desenvolvimento rural sustentável, destacou-se pela diversidade de provas que desafiaram e divertiram os participantes de todas as idades. Nas modalidades individuais, os agricultores familiares competiram para determinar quem produziu a maior folha de fumo, a maior batata-doce, a maior raiz de aipim e a planta de soja com maior número de vagens.
Já nas modalidades coletivas, a competição foi acirrada, com provas como corrida do saco, corrida do carrinho de mão, batida do prego, debulha do milho, cabo de guerra, disputa do traçador e embaixadinha, esta última envolvendo desde os pequenos até os mais experientes.
Outras atividades
No espaço da Mostra da Agricultura Familiar, também foram montadas e apresentadas estações técnicas como a do projeto PluviAção, de monitoramento das chuvas no município, informações sobre manejo e conservação dos solos, piscicultura, controle de deriva, secagem e armazenagem, biodiversidade e meio ambiente, apresentadas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar e parceiros.
Estiveram presentes, prestando seu apoio e patrocínio, a Secretaria Municipal de Agricultura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Sindicato Rural e a Associação Industrial Comercial de Camaquã (ACIC), e ainda, a Cooperativa Sicredi.