Confraternizações em todo o Estado marcam os 60 anos da Emater/RS-Ascar
O aniversário de 60 anos da Emater/RS-Ascar foi celebrado nesta terça-feira (2), com um Café Solidário nos 494 municípios gaúchos em que a Instituição está presente. Em Porto Alegre, no escritório central da Emater/RS-Ascar, a comemoração pelas seis décadas de atuação do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) foi marcada pela presença de diversas autoridades e homenagens àqueles que marcaram a história da Instituição, como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon. Estiveram presentes deputados estaduais, ex-presidentes da Emater/RS, representantes de entidades parceiras, além da direção da Emater/RS e extensionistas rurais.
O presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Clair Tomé Kuhn, falou sobre a importância da atuação em conjunto com outras entidades para o sucesso da atuação extensionista. “Nada nesta Casa teria sentido sem as nossas parcerias, que trabalham em prol da agricultura familiar gaúcha, e dos nossos colaboradores”, destacou. Para Kuhn, o trabalho da Emater/RS-Ascar está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico e social do Estado. “Se a família rural cresce, a comunidade, o município e o Rio Grande do Sul também se desenvolvem. A assistência prestada pela Emater é uma ação preventiva, pois mantém o homem, a mulher e o jovem no meio rural. Ter a Emater no campo é prevenir problemas na área social e garantir a produção de alimentos de qualidade”, afirmou.
Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Tiago Simon chamou a atenção para o fato de a Emater/RS-Ascar ser uma das únicas instituições no Estado que recebe apoio irrestrito de forças políticas opostas e da sociedade como um todo. “A Emater está acima da continuidade e descontinuidade de governos. A presença dos extensionistas em 494 municípios gaúchos é muito mais do que Assistência Técnica e Extensão Rural. É renda e qualidade de vida para o homem do campo”, frisou.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, ressaltou a capacidade de a Emater/RS-Ascar melhorar a vida das famílias rurais. “O grande legado que fica destes 60 anos de atuação é o poder de transformação das pessoas, graças ao empenho e ao esforço de todos, diretores, ex-diretores e colaboradores”, disse Minetto. O titular da SDR também mencionou a importância da atuação da Instituição para a segurança e soberania alimentar. “Até 2030, teremos que aumentar em 35% a produção de alimentos, e a Emater é diretamente responsável por isso”, destacou.
A solenidade em comemoração aos 60 anos da Emater/RS-Ascar contou ainda com a exibição de um vídeo sobre a história da Instituição, mostra de fotos retratando a atuação extensionista e apresentação do músico tradicionalista Luiz Carlos Borges, que interpretou os hinos Riograndense e Nacional, além da canção Lições da Terra, tema do programa Rio Grande Rural, produzido pela Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar.
Homenagem ao ex-governador Pedro Simon
Responsável pela manutenção do serviço prestado pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, quando da extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) – entidade que era responsável pelo repasse de 45% dos recursos que compunham o orçamento da Instituição – pelo governo federal em 1990, o então governador Pedro Simon recebeu uma placa das mãos do presidente Clair Kuhn. “É com profunda alegria que recebo essa homenagem”, agradeceu Simon.