Camaquense lança livro na 50ª Feira do Livro de Pelotas com sessão de autógrafos nesta sexta-feira
Alceu Amaral celebra sua obra com um carinho ainda maior, destacando a importância de retornar às suas raízes
Nesta sexta-feira, a 50ª Feira do Livro de Pelotas será marcada por um momento especial: o lançamento do livro Albergue dos Ventos de Alceu Amaral, que estará realizando uma sessão de autógrafos para os leitores. Natural da Princesa do Sul, mas residente há 24 anos em Camaquã, o autor celebra sua obra com um carinho ainda maior, destacando a importância de retornar às suas raízes. “O que traz um sabor especial a este lançamento”, disse Amaral, referindo-se à sua conexão com a região que o inspira.
📱Receba as notícias do Clic Pelotas no seu Whatsapp
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Albergue dos Ventos é uma coletânea de contos entrelaçados, que abordam temas como justiça racial e os desafios cotidianos, com uma escrita delicada e reflexiva sobre as complexidades da vida e da sociedade. A obra mergulha nas histórias e emoções de personagens que buscam um sentido de pertencimento e justiça. Em uma de suas passagens, o autor descreve a cidade como um espaço de contrastes, onde as raízes da história e da cultura ainda permanecem vivas: “A cidade que se forma sob a sombra de grandes figueiras é lenta em
grandes projetos de casarões, profundos, altos, rebuscados, gêmeos”.
Amaral foi um dos contemplados pelo edital da Lei Paulo Gustavo, que apoia projetos culturais no Brasil. Com o lançamento de Albergue dos Ventos, ele apresenta aos leitores uma reflexão sobre temas sociais e aspectos do cotidiano, oferecendo uma narrativa que convida à reflexão. A sessão de autógrafos às 18h será uma oportunidade para o público conhecer melhor a obra do autor e trocar experiências e impressões sobre seus contos.
Sobre Alceu Amaral
Alceu Amaral, natural de Pelotas (RS) e atualmente residente em Camaquã, é um escritor, professor e ativista cultural com mais de 20 anos de trajetória. Licenciado em Letras e pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela FURG, ele tem se destacado não apenas pela sua atuação acadêmica, mas também como um importante nome na cena cultural da região.
Amaral é conhecido por sua contribuição ao movimento literário local, tendo participado da Feira do Livro de Pelotas em 2014, onde ministrou a palestra “Cruz e Souza: Preto, Pobre, Poeta”, além de diversas edições da Feira do Livro de Camaquã, seja como palestrante ou oficineiro. Sua atuação também se estende ao universo do rock e da poesia, sendo o idealizador do Festival Rock e Poesia, evento que celebra a cultura musical e literária do sul do Brasil.
Além de Albergue dos Ventos, lançado recentemente, Alceu é autor do livro de poesias Eclipses e Elipses, uma colaboração com três colegas do curso de Letras. Antes de se lançar na publicação de livros, ele também se dedicava à divulgação de seus escritos por meio de fanzines, como o Papírus Zine, Onírico e Notívago, este último de formato digital. Como professor e produtor cultural, sendo uma figura continua na propagação da literatura e da arte na região.
Leia também
Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas acontece no IFSul Câmpus Pelotas