Camaquã decreta situação de emergência após temporal danificar casas e comércios
Serviços de saúde, escolas e comércios estão com seus funcionamentos afetados
A Prefeitura de Camaquã decretou, no começo da tarde desta quarta-feira (25), situação de emergência em razão do temporal que atingiu o município nas últimas horas. No período da manhã, a Defesa Civil do município também encaminhou um ofício solicitando ajuda do Governo Federal.
De acordo com um boletim divulgado às 10h, centenas de residências foram impactadas e ainda não é possível fazer um levantamento do número de destelhamentos, o interior está sem acesso e a população sem contato, quatro escolas foram impactadas: Irmãs Bernardinas, Nadir Medeiros, Cônego Luiz Walter Hanquet e João Goulart e o Hospital Nossa Senhora Aparecida sofreu destelhamentos, mas atendimento segue dentro da normalidade.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, nove unidades básicas e a UPA 24 horas restabeleceram o funcionamento parcial. Confira quais são:
- – UPA 24 horas
- – Santa Marta
- – Centro
- – Telmo Marder
- – Getúlio Vargas
- – Jardim do forte
- – Dona tereza
- – Viegas (CSU)
- – São Carlos
- – Carvalho Bastos
A educação também foi afetada, com as aulas suspensas em toda rede municipal e previsão de retorno apenas na próxima semana em caso de condições climáticas favoráveis.
Microexplosão: saiba o que é o fenômeno que atingiu Camaquã
Uma microexplosão pode ocorrer durante uma tempestade intensa, quando uma nuvem não consegue suportar o peso da água e despeja-a em uma região pequena em pouco tempo. Foi este fenômeno climático que atingiu Camaquã na madrugada desta quarta-feira (25), segundo a Metsul Meteorologia, causando grandes estragos.
A microexplosão pode causar danos como:
- Queda de árvores e postes
- Destelhamentos
- Colapso de estruturas
- Danos em residências
- Alagamentos
Baixe o arquivo com o decreto de emergência: