Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de março de 2025
  • Design sem nome (38)
  • Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 18.00.41_1e0bff09
  • Design sem nome (75)
  • Marco Sala Clic 960×90
  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • DEDE 970X90

Camaquã avança na discussão sobre a emergência climática na 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento reuniu especialistas, representantes do setor agropecuário e a comunidade local para debater o tema central "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica"


Por Pablo Bierhals Publicado 14/02/2025
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2025-02-14T105936.399
Foto: Divulgação/SMMA

Aconteceu em Camaquã, na quarta-feira (12), a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, um marco crucial na preparação para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento, que ocorreu no auditório da Servi, reuniu especialistas, representantes do setor agropecuário e a comunidade local para debater o tema central “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.

Eixos Temáticos e Propostas Deliberadas

A conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos, que nortearam as discussões e a elaboração de propostas para o enfrentamento da emergência climática:

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

1. Mitigação: Ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a transição para uma economia de baixo carbono.

2. Adaptação e Preparação para Desastres: Medidas para lidar com os impactos das mudanças climáticas já em curso e aumentar a resiliência das comunidades.

3. Justiça Climática: Garantir que as populações mais vulneráveis não sejam desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas e que tenham acesso a recursos para se adaptar.

4. Transformação Ecológica: Promover mudanças estruturais na economia e na sociedade para um modelo mais sustentável e em harmonia com a natureza.

5. Governança e Educação Ambiental: Fortalecer a participação da sociedade na tomada de decisões e promover a educação ambiental para sensibilizar e mobilizar a população.

Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar e debater propostas para cada um dos eixos temáticos. Ao final, foram escolhidas 10 propostas, duas por eixo, que serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência.

Propostas Selecionadas

● Eixo 1:

1. Implementar, regular e monitorar corredores ecológicos interligados às áreas verdes e áreas de preservação permanente.

2. Ampliação e modernização do sistema de transporte público coletivo.

● Eixo 2:

1. Acompanhar e monitorar rios e barragens, através de parcerias.

2. Criação do setor de alerta e previsão para o monitoramento e prevenção de alterações climáticas.

● Eixo 3:

1. Construção e ampliação de projetos voltados para o controle das águas, visando prevenção, buscando informações através de parcerias com instituições como EMATER, SENAC, AUD e IFSUL.

2. Implementar programas de adaptação climática que garantam acesso à habitação segura, saneamento ambiental e conforto térmico para população vulnerável.

● Eixo 4:

1. Criar um programa municipal de compostagem da matéria orgânica.

2. Implantar um centro moderno de triagem e reciclagem.

● Eixo 5:

1. Criação de um centro de educação sócio-ambiental com financiamento para formação continuada e formação de núcleos de educação ambiental.

2. Contratação de equipes para educação ambiental.

Palestras e Participação

A 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Camaquã contou com a presença de especialistas renomados, que proferiram palestras sobre temas relevantes para o enfrentamento das mudanças climáticas. A Dra. Tamara Leitzke Caldeira Beskow e o Dr. Samuel Beskow, ambos da UFPEL, abordaram o tema do enfrentamento das mudanças climáticas, enquanto o engenheiro agrônomo Domingos Velho Lopes discorreu sobre o papel do agronegócio nesse contexto.

O evento também reservou espaço para discussões aprofundadas sobre os eixos temáticos, com a participação de todos os presentes na apresentação de propostas. Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual.

Próximos Passos

A etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, em Porto Alegre. Já a etapa nacional está agendada para o período de 04 a 06 de maio, em Brasília.

  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok
  • Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 18.00.41_1e0bff09
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Design sem nome (75)
  • Design sem nome (38)
  • Marco Sala Clic 960×90
  • DEDE 970X90