Moradores da Vila Peres relatam problemas com a infraestrutura do bairro
Na manhã desta sexta-feira, (09), a reportagem do Clic Pelotas esteve na Vila Peres localizada na Três Vendas, onde a situação do local estava em condições precárias devido à quantidade de buracos e o esgoto a céu aberto. A reportagem do Clic foi conferir de perto a situação da comunidade.
Os moradores da Vila Peres estão vivendo uma situação alarmante devido à intensificação dos problemas com o esgoto a céu aberto, um problema persistente na comunidade. O esgoto que passa pelas residências tem causado a deterioração do asfalto, resultando em buracos e deformações, enquanto o tráfego contínuo de veículos provoca rachaduras nas casas. O forte odor e os fluídos também tem comprometido a saúde dos residentes, especialmente daqueles que têm condições de saúde que dificultam a sua saída de casa. A gravidade da situação exige uma ação imediata das autoridades para evitar danos adicionais e assegurar a segurança e o bem-estar da população.
Além disso, foram identificados grandes buracos na via de acesso à BR-116, na entrada da Vila Peres. Esta rua, um crucial corredor de tráfego que recebe milhares de veículos diariamente, incluindo carros, ônibus e caminhões, está com sérios problemas. Devido à profundidade e extensão dos buracos, os motoristas são obrigados a realizar manobras perigosas para evitar as imperfeições da via. Essas manobras não apenas colocam em risco os condutores, mas também os pedestres que transitam pelo local.
Conforme o relato de Alex Buss, um morador de longa data da Vila Peres e uma das pessoas à frente das demandas da comunidade, a situação com o esgoto a céu aberto e os buracos nas vias é um problema antigo. Alex destaca que essa questão tem afetado não apenas os residentes, mas também motoristas e pedestres, criando riscos significativos de acidentes. “Eles estão há muito tempo dizendo que vão vir arrumar, mas não vêm”, afirma Alex. Ele observa que a situação está se deteriorando cada vez mais e que, com as chuvas, os buracos estão aumentando em tamanho e profundidade.
A soma desses problemas está afetando gravemente a qualidade de vida na Vila Peres, sublinhando a necessidade urgente de intervenção das autoridades para solucionar as questões de esgoto e reparar a infraestrutura da via.