FOTOS: moradores do bairro Getúlio Vargas sofrem com problemas no saneamento
Para minimizar o impacto, vizinhos cavaram um valo para redirecionar a água acumulada até uma caixa de esgoto no meio da rua
Na tarde desta segunda-feira (9), a editoria Boca no Trombone do Clic Camaquã atendeu ao chamado de moradores da Rua São Benedito, no bairro Getúlio Vargas, para relatar uma grave situação de alagamento e infiltração envolvendo a rede de esgoto antiga.
O repórter Adílio Ratto Jr visitou a casa de número 56, onde mora uma idosa, e constatou o pátio totalmente alagado. Para acessar a residência, é necessário passar por tijolos improvisados para evitar a água acumulada, que atinge cerca de 20 centímetros de profundidade. A água, de forte odor, se estende por aproximadamente 20 metros, também atingindo a casa de número 57.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
De acordo com os moradores, o problema ocorre devido à coexistência de duas redes de esgoto na área: uma antiga, que passa pela lateral da rua, e outra mais recente, localizada no centro. Durante a instalação da nova rede, nem todas as residências foram conectadas a ela, resultando na infiltração e no consequente alagamento.
Para minimizar o impacto, vizinhos cavaram um valo para redirecionar a água acumulada até uma caixa de esgoto no meio da rua. No entanto, a quantidade de água é tão grande que o sistema improvisado não dá conta. Com isso, os moradores enfrentam diversos problemas, como o mau cheiro, a presença de mosquitos e a dificuldade de locomoção, especialmente em dias de calor intenso.
A situação é ainda mais preocupante devido à proliferação de mosquitos, que pode acarretar riscos à saúde, principalmente para crianças que residem na área. “Se a rede antiga fosse conectada à nova, o problema não existiria”, afirmaram os moradores. Eles também relataram que, na época da obra, os responsáveis disseram que essa ligação não seria possível.
O alagamento não afeta apenas os moradores das casas diretamente atingidas, mas também compromete o ambiente ao redor. A água parada no pátio da casa 56 é um exemplo claro da dificuldade enfrentada diariamente pela idosa que reside ali.
Os moradores pedem providências urgentes da Secretaria de Infraestrutura para resolver a situação, conectando as residências afetadas à rede nova e eliminando os transtornos causados pelo esgoto da rede antiga.
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal foi contatada para esclarecer a situação, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Adicione o WhatsApp da redação do Clic Camaquã
Adicione o WhatsApp do Clic Camaquã para um contato mais próximo com a redação de jornalismo do principal portal de notícias da região. A editoria Boca no Trombone, voltada exclusivamente para atender as demandas da comunidade, já completa seis anos. São muitos os casos resolvidos após exposição na mídia.
Envie vídeos, fotos, Informações, denúncias e dúvidas.
WhatsApp: (51) 9 92004902 – Redação Clic Camaquã