AUD monitora escoamento da Barragem Arroio Duro e destaca que reservatório não apresenta riscos
Reservatório está operando em 100% de sua capacidade após acumulado acima de 200mm de chuva no mês de setembro; Em nota, AUD destaca a normalidade da operação, buscando tranquilizar a população
O nível da Barragem do Arroio Duro, em Camaquã, foi atualizado na tarde desta terça-feira (24), às 15h, e é constantemente monitorado pela Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro (AUD). No momento, o reservatório está operando em 100% de sua capacidade, na cota de 55,04m, com 16cm abaixo da crista do vertedor e com suas estruturas extravasoras completamente abertas.
Em nota (leia completa abaixo), a AUD informa que até o momento (15h desta terça), o acumulado de chuvas no mês de setembro foi de 214,0 mm, conforme dados meteorológicos registrados na estação situada no Parque da Barragem do Arroio Duro. Ainda assim, segundo o gerente de operações, Everton Fonseca, o evento extremo de precipitação que afeta a região Sul do Estado não altera a estrutura da barragem, que segue funcionando conforme previsto no projeto.
Leia a nota completa da AUD:
Prezados,
Gostaríamos de informar sobre as atuais condições da Barragem do Arroio Duro, localizada no município de Camaquã, sob a gestão da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD).
De acordo com os dados meteorológicos registrados na estação situada no Parque da Barragem do Arroio Duro, com as coordenadas 30°48’28.25″S e 51°50’2.80″O em Camaquã – RS, até o momento (15h do dia em curso), o acumulado de chuvas no mês de setembro foi de 214,0 mm.
A maior parte desse volume, 166,0 mm, foi registrada entre os dias 20 e 24 de setembro.
Atualmente, a barragem opera com 100% de sua capacidade, estando o nível do reservatório às 15h na cota de 55,04 m. Vale destacar que a cota da crista do vertedor é de 54,88 m em relação ao nível do mar, ou seja, a barragem encontra-se a 16 cm da crista, e com suas estruturas extravasoras completamente abertas.
Apesar do evento extremo de precipitação que afeta a região Sul do Estado, a Barragem do Arroio Duro segue funcionando conforme previsto no projeto, sem apresentar alterações em sua estrutura.
Ressaltamos que, em setembro do ano passado, houve um acumulado total de 498,5 mm, ocasião em que a barragem verteu e continuou em pleno funcionamento.
Por fim, informamos que, em períodos de eventos climáticos extremos, a barragem é monitorada 24 horas por dia, com a equipe técnica da AUD em plantão para qualquer intervenção necessária.
Reiteramos que a situação atual está dentro da normalidade.
ÉVERTON LUÍS FONSECA
Gerente de Operação e Manutenção